Sucesso! Nota Dez para o Encontro de Vinhos

 Sei, o Dicas da Semana deveria estar sendo publicado hoje, mas nesta semana, excepcionalmente, ficará para amanhã. Hoje tenho que tirar o chapéu para os amigos e colegas blogueiros, Beto Duarte (Papo de Vinhos) e Daniel Perches (Vinhos de Corte) que deram um show com o Encontro de Vinhos realizado nesta última Quinta-feira no hotel San Raphael no centro da cidade. Show de bola e só uma pena que ele tenha ocorrido logo após o Decanter Wine Show, pois o acumulo etílico foi “demasiado mucho” por mais que tenha cuspido!

                 Para começar, foi composta uma banca de cerca de 18 degustadores que provaram às cegas 23 rótulos de vinhos tranqüilos e um espumante, com o intuito de eleger os TOP 5 do evento. Na disputa, diversos rótulos enviados por seus importadores / produtores das mais variadas origens e faixas de preço.

                    Tinha vinho de mais de R$300 nessa disputa e a grande surpresa da prova foi o fato de o ganhador ter sido um vinho de meros R$49! Vejam só a cara de alegria incontida na cara do amigo Rogério, sócio-diretor da Ravin e responsável por nos trazer esse achado. Por sinal, já tinha comentado este rótulo há pouco mais de 60 dias neste post.  e desta vez dei-lhe uma nota cima de 90 pontos, o que não é normal de minha parte, tendo sido também a minha melhor nota do dia.

                Os TOP 5 constam da foto acima e fiquei especialmente feliz por ver o Pezzi King Zinfandel trazido pela Wine Lovers, da Catia Betta que segura a garrafa na foto abaixo demonstrando seu orgulho pelo prêmio obtido ao pegar o segundo posto com míseros 0,05 pontos do primeiro no que se poderia chamar de um empate técnico! Este vinho já fez parte de um de meus Desafios de Vinho tendo supreendido a todos ao levantar o caneco de melhor vinho da prova realizada em Setembro de 2009, resultado este que você pode conferir clicando aqui. Um belo vinho que recomendo aos amigos procurando um bom representante californiano dessa cepa.

             Bem os TOP 5 escolhidos pela banca degustadora, repito, ás cegas, você já viu, agora eis os meus; Veja Sauco Crianza / Pezzi King Zinfandel / Bem bi Bré /Quinta do Vale Dona Maria e Naira Malbec. Para se entender o equilíbrio daí para baixo, nada menos que quatro rótulos empatados em sexto lugar com 85 pontos – Vero Tempus Alba, Simonsig Tiara, Bianchi Cabernet Sauvignon e o Innominabile dos amigos Villaggio Grando de Santa Catarina.

           Depois da prova, muito papo e pouco vinho na taça porém dois deixaram marcas. O Incrível Sassicaia, um grandíssimo vinho que o Rogério da Ravin abriu para celebrar sua vitória e o Ballena Tannat/Viognier um uruguaio, trazido pela D’Olivino, que não conhecia e me seduziu! Ficam aqui os meus agradecimentos aos amigos Beto e Daniel e mais uma vez os meus parabéns. É uma vitória  deles, o sucesso e repercussão foram ótimos, que nós blogueiros comemoramos juntos pois serve para mostrar nossa representatividade nesse universo do vinho.

Salute e kanimambo