Retornando de Férias

            Bem, férias verdadeiramente não, pois trabalhei e muito nas coisas da loja que deverá abrir agora no inicio de Setembro. Sim, agora, porque para quem pretendia abrir em Abril/Maio, inicio de Setembro é amanhã e ainda tem muita coisa por fazer! Só tirei mesmo foi um tempo das coisas do blog que agora retomo lentamente.

           Aproveitei  e visitei bastante os blogs dos amigos com dois deles me chamando a atenção por dois textos primorosos que eu gostaria de escrever, porém eles fizeram antes e melhor! Numa situação dessas fazer o quê? A saída óbvia é vos convidar a ler essas matérias, vejamos:

O Melhor Vinho do Mundo – certamente os amigos já viram essa frase em diversas peças de marketing como se essa afirmação fosse algo viável. Já não é legal quando divulgado pelo produtor, apesar de até entendível, mas ver isso ser subscrito por uma entidade oficial somo a Ibravin é pior. Ser campeão num evento, o melhor vinho da exposição, tudo isso é possível, mas ao se colocar esse rótulo de melhor do mundo sobre qualquer vinho é exagero visível que não elucida e, na minha opinião, factível de criticas. Da mesma forma que em meus Desafios de Vinho, o resultado é uma constatação de uma prova com ALGUNS rótulos do mundo realizada em um determinado lugar, com determinadas pessoas, em determinadas condições e num momento especifico. O Miolo Terroir 2005 é sim, dentro de sua faixa de preço, um belo de um vinho que merece todo o nosso respeito e admiração, principalmente se estiver em nossa taça, mas o Melhor Merlot do Mundo? Menos, meus amigos, menos e sugiro que leiam o excelente texto que meu amigo Cristiano escreveu em seu blog Vivendo Vinhos, onde coloca todos os pontos nos is! Eu assino embaixo e humildemente reconheço que não teria conseguido escrever melhor, dez!!

Encontro Ravin, formando uma Identidade – diferentemente de eventos comerciais externos para enófilos ou imprensa, este foi um encontro interno que se deu há pouco tempo atrás reunindo a equipe dessa jovem importadora e alguns convidados externos, entre eles eu, o Jeriel, Didu, o Álvaro Galvão e até um ou outro cliente. Uma convenção de vendas diferente, uma grande viagem por sabores, papos e encontros com o intuito de formar uma identidade própria de uma forma diferenciada. Ali, num lugar maravilhoso, tivemos a oportunidade de conhecer diversos rótulos e conversar com produtores de forma bem coloquial e sem frescuras, uma experiência inovadora e criativa promovida pelo Rogério e Alberto, com a ajuda de toda a equipe. Ainda falarei sobre alguns vinhos que conheci lá e que acho que você também deve conhecer, porém o que mais me marcou foi o ambiente e a proposta de algo inusitado nesse mundo em que quase tudo já foi feito. Sinceramente, fiquei muito envaidecido por ter podido estar lá, mesmo que por menos tempo do que desejava, e ter podido usufruir daqueles momentos especiais onde a união do grupo, simpatia e hospitalidade conseguiram mexer com minhas emoções e, como um bom vinho, deixaram sensações de enorme persistência na alma. No entanto, não poderia escrever sobre esse encontro melhor do que o Álvaro o fez em seu blog Divino Guia e recomendo aos amigos a leitura de seu texto clicando aqui. Gostaria de ter escrito tudo aquilo, porém, mais uma vez, o fizeram melhor e antes, então não deixe de ler, vale a pena, pois reflete bem tudo aquilo que senti ao participar desse evento, ou melhor, congregação de pessoas e idéias. Meus parabéns ao grupo da Ravin e agora entendo melhor as razões para o sucesso que esta jovem empresa vem obtendo, demonstrando que bons vinhos são só uma parte da equação e, talvez, a mais fácil!

Salute e kanimambo