Gam Affari e gli vini d’Italia

            É, no ano passado bem que me faltou uma maior litragem de vinhos italianos, mas gradativamente começo a compensar essa falha. Tenho provado muito para definir os vinhos italianos que colocarei em meu portfólio e entre eles, os vinhos trazidos pela simpática Antonella da Gam Affari. Os vinhos dela não estão em loja, ainda, mas podem ser apreciados nos bons restaurantes de Sampa como o Bassi, La Tambouille e la Vechia Cucina entre outros.

           O portfólio da importadora ainda é pequeno, mas tive o prazer de tomar três de seus rótulos, um de uma cantina em Montalcino e outra da região de Chianti porém ambas do mesmo proprietário o Sr. Giannelli. No Inicio dos anos setenta, a família decidiu se concentrar nas atividades de desenvolvimento da pequena fazenda que possuíam próximo a Florença. De lá para cá, reformularam vinhedos, investiram em tecnologia e numa nova cantina, compraram terras em Montalcino (azienda Canneta) e por ultimo em Maremma.

               Comecei provando um I Mori Chianti DOCG 2007, boa safra na região, em uma prova com mais cerca de 20 vinhos. Corte típico da região com uma maior participação de Sangiovese e 10% cada de Canaiolo e Colorino duas cepas coadjuvantes, mas essenciais aos bons chiantis.  De bom corpo, taninos já domados, boa fruta vermelha no nariz, algo terroso, saboroso e bem feito, todavia não chega a arrancar suspiros. Certamente uma boa companhia para uma pasta com molho de tomate.

Dias depois, num jantar em casa de amigos, levei o Canneta Rosso de Montalcino DOCG, também 2007 que se mostrou muito bem. Aguardava um vinho com uma certa austeridade e muito encorpado, mas o que chegou na boca foi algo muito diferente. Ficamos agradavelmente surpresos por sua maciez e elegância, taninos muito finos e sedosos, delicado, harmônico e sutil, mostrando caracteristicas quase femininas. A paleta olfativa não possui grande intensidade, mas mostrou-se igualmente delicada e sedutora. Um belo vinho que merece um bom prato e um jantar á luz de velas tendo se dado bem com as massas recheadas.

               Para finalizar, um Chianti Riserva DOCG 2005 que, a meu ver, foi o melhor dos três vinhos provados mostrando-se com toda a garra e exuberância que espera de um vinho deste porte, bastante complexo, ótima estrutura, bom volume de boca e riquissímo. A Sangiovese é maestra, mas neste corte vai um tico de merlot que parece deixar sua marca dando-lhe uma complexidade diferente que me encantou. Daqueles vinhos que enche a boca de prazer combinando ótima estrutura e bom corpo com finesse, coisa que me pareceu uma característica deste produtor, frutado e muito bem equilibrado por uma acidez presente que clama por um bom prato. Um vinho que certamente teria espaço em minha adega e que recomendo tranquilamente.

           Pelo que a Antonella me disse, o vinho deles que vem arrebatando corações, é mesmo o Moresco IGT 2003 que o amigo Paulo Queiroz teve oportunidade de provar e comentar aqui. Enfim, mais um a conferir e a Gam Affari está de parabéns pela escolha, só falta estar mais disponível nas lojas especializadas.  Salute e caso deseje comprar estes vinhos ou saber mais sobre eles, contate a Gam através do e-mail: gam@gamimports.com.br ou ligue para (11) 5080-3816.

           Ainda nesta semana o resultado do incrível Desafio de Petit Verdot quando tivemos a oportunidade de provar dez ótimos exemplares num belo encontro realizado lá no restaurante Ávila.