Sublime Simplicidade

        Muitas vezes ficamos quebrando a cabeça, criando os mais complexos pratos e buscando as mais incríveis harmonizações com um vinho à altura. Na maioria das vezes, no entanto, o menos é mais e aqui está um belo exemplo disso, um simples arroz de bacalhau com brócoli e um saboroso e macio merlot da Villaggio Grando de companhia.

         Os vinhos da Villaggio Grando me são muito apetecíveis e não é de hoje tendo já provado toda a sua linha de produtos que agora, com uma política mais adequada de preços, valem quanto pesam. Este Merlot 2007  é de cor rubi, média  concentração e leve halo. Delicado aroma frutado, ameixas,  chocolate, toques químicos e defumado  agradável.  Alta acidez, corpo médio e persistência longa, final de boca elegante, taninos finos e muito agradável. Já o bacalhau; desfiado e refogado com o brócoli juntando-se no final o arroz que cozinhou com parte da água advinda da última dessalgada  (24 horas na geladeira com 4 trocas) do bacalhau, é um prato fácil e rápido de ser elaborado, muito saboroso e leve mesmo que regado com bastante azeite do bom. O equílibrio foi perfeito e recomendo aos amigos tentarem esse encontro para confirmar como este mundo da enogastronomia, graças a Deus, não é nada binário. Aqui matemática não explica, mas dois mais dois não somam quatro e sim muito mais.

         Com 600grs de bacalhau desfiado, comida para cinco e eu, obviamente, comi  mais do que devia, porém ainda restou esse pratinho que matei solito no dia seguinte. Ainda sinto o gostinho e olha que já faz mais de uma semana!!!

Salute e kanimambo