Desafio de Espumantes Moscatel – Resultados

         Finalizamos a primeira etapa de nosso projeto de Desafios de Vinho deste mês de Novembro com esta agradável prova no Emporio da Villa. Iniciamos por um estilo de espumante pouco comentado pelos criticos, mas que vem crescendo bastante no gosto do consumidor. Uma verdadeira porta de entrada ao maravilhoso mundo dos espumantes. O Espumante Moscatel é elaborado pelo método Asti com o uso da uva moscato. Neste método, a fermentação realizada em grandes autoclaves é interrompida através de redução rápida da temperatura a cerca de 0º quando o teor alcoólico alcança de 7 a 8,5%, de acordo com o objetivo determinado pelo enólogo responsável. O resultado é um residual de açúcar bastante alto que deixa o espumante leve e doce. A acidez, sempre importante nos espumantes, mostra-se essencial aqui no sentido de equilibrar o açúcar reduzindo a sensação de doçura no palato.

DSC01765

       Foram doze vinhos em prova com um deles prejudicado e outro, acredito, não em plena forma apesar da preferência de um dos membros da banca, porém o conhecemos pouco para poder julgar melhor. Muito interessante o resultado e, em geral, uma performance bastante boa mostrando que temos ótimos produtos disponíveis no Brasil e, mais ainda, com ótimos preços como pudemos ver pela apresentação dos desafiantes. Aqui procuramos equilíbrio, frescor, leveza e riqueza de sabores porém sem grande complexidade.

Marson Moscatel – maracujá doce e frutas em calda (pêssego) numa paleta olfativa bastante doce e intensa que se repete na boca. Perlage com borbulhas de tamanho médio, baixa persistência e intensidade. Doçura acentuada. Nota média obtida 78,83 pontos.

Perini Moscatel – Notas de frutos brancos bem maduros  algo doce mas menos intenso no nariz. Na boca repete essas sensações porém com uma maior acidez que o torna algo mais leve, mesmo que não totalmente balanceado. Correto, perlage de bom tamanho mas algo curta . Obteve a média de 80,83 pontos.

Vallontano Moscatel – Aromas finos de fruta mais fresca e cítrica mostrando algum floral. Na boca mostrou-se mais equilibrado, fino e delicado, com bom frescor e uma perlage de tamanho médio de boa persistência. Obteve a média de 81,50 pontos.

Aurora Moscatel – Floral sutil no nariz como água de rosas e bem fresco. Na boca consegue equilibrar bem os níveis de açúcar com boa acidez que o faz muito prazeroso de tomar, cremoso, boa espuma e uma perlage bem adequada ao perfil, mesmo que não muito longa. Nota média obtida, 82,75 pontos.

Fontanafredda Asti – diferente e, apesar de essa não ser a opinião da maioria da banca, o vinho não me pareceu bem. Faltou tipicidade e acidez, aromas de resina, borracha, com algum floral sutil e, talvez, um toque de mel. Na boca abacaxi maduro, doce com perlage de boa intensidade. Nota média obtida 82,25 pontos.

Amadeu Moscatel – erva cidreira, flor de laranjeira numa paleta olfativa muito agradável. Na boca muita fruta tropical fresca, muito bom equilíbrio, perlage abundante de tamanho e persistência médias, delicado, fino, talvez o mais citrico de todos os rótulos participantes e muito apetecível formando um conjunto bastante harmônico e fácil de gostar. Obteve a média de  84 pontos.

Marco Luigi Moscatel – Aromas delicados e finos, floral lembrando água de rosas e flores brancas. Entrada de boca vibrante e de grande impacto com uma perlage bastante fina de boa intensidade e boa persistência. Espuma adequada formando um delicado colar na taça, cremoso, algo de damasco na boca, muito equilíbrio entre a doçura e acidez que o torna muito agradável de tomar formando um conjunto harmônico com um saboroso final de boca. Não o reconheci, mas foi minha maior pontuação confirmando minha preferência pessoal só que, agora, ás cegas. Média de 86,08 pontos obtidos.

Don Giovanni Moscatel – Paleta olfativa de média intensidade com nuances florais e frutas tropicais com toques de mel.  Perlage de média a boa intensidade, borbulhas de tamanho médio e algo curto. Na boca mostra-se discreto, delicado, pêssego em calda, fresco, final de boca com um leve amargor que persiste. Alcançou uma média de 83,50 pontos.

Terranova Moscatel – já se houve melhor na minha taça. No olftato apresentou-se algo vegetal com forte presença de ervas caseiras. Perlage bastante homogênea e de boa persistência, gostoso, fresco, correto com maior concentração de doçura. Ligeiro, sem defeitos mas também sem qualidades  que o destaquem. Obteve a média  de 79,17 pontos.

Cave Antiga – pêra em calda, maracujá doce com nuances florais de boa presença e intensidade. Boa perlage, borbulhas finas e abundantes com boa persistência. Na boca mostra um conjunto bastante equilibrado, delicado e saboroso fácil de gostar e apetecível. Obteve a nota média de 83,83 pontos.

Garibaldi Moscatel –  Muito atrativo ao olfato com bastante frescor e algo de frutas brancas como melão maduro. Ótima espuma formando um colar que permaneceu por bastante tempo, cremoso, fino e delicado com ótima acidez que se contrapõe muito bem ao residual de açucar presente. Perlage abundante e um final de boca longo e muito fresco que convida á próxima taça. Obteve a média de 86,58 pontos.

Valduga Premium Moscatel – um vinho que aguardava com ansiedade pois dizem ser muito agradável e equilibrado. Lamentavelmente se encontrava prejudicado e não obteve nota.

            O grande campeão da noite que foi apontado como Melhor Vinho, Melhor Relação Custo x Beneficio e Melhor Compra, levando a tríplice coroa como já havia feito o Herdade do Pinheiro Reserva 2003 no Desafio de Vinhos Portugueses, foi o GARIBALDI MOSCATEL, que veio confirmar todos os prêmios que vem recebendo no exteriorNa sequência de Melhor Vinho da noite e completando o pódio; Marco Luigi em segundo lugar, Amadeu em terceiro, Don Giovanni em quarto e Cave Antiga em quinto lugar.

            No geral, como disse o Ralph, uma boa coleção de rótulos todos bastante corretos nos mostrando o porquê do forte crescimento de consumo. Um pouco esquecido da mídia, mas não do consumidor que fez com que o consumo dos primeiros dez meses do ano crescesse mais de 22% (o maior do setor), é uma ótima opção de vinho de sobremesa  especialmente no quente verão que se avizinha e a preço acessível. Experimente uma salada de fruta com uma bola de sorvete de creme e uma taça de Espumante Moscatel, garanto que não se arrependerá! Veja quais os top três espumantes de cada degustador:

  • Alexandre Frias – Garibaldi / Fontanafredda / Perini
  • Eliza Leão – Garibaldi / Aurora / Don Giovanni
  • Ralph Schaffa – Vallontano / Marco Luigi / Aurora
  • Álvaro Galvão – Garibaldi / Aurora / Marco Luigi
  • Fabio Gimenes – Cave Antiga / Marco Luigi / Garibaldi
  • Beto Duarte – Marco Luigi / Amadeu / Don Giovanni
  • José Roberto – Garibaldi / Marco Luigi / Cave Antiga
  • João Filipe – Marco Luigi / Amadeu / Garibaldi.

       Uma pena que alguns dos amigos da banca não puderam comparecer devido a problemas de saúde e trabalho, mas outras oportunidades existirão. Agora nesta semana a segunda prova deste desafio/painel de espumantes com o embate entre Espumantes Rosés que será realizado na Portal dos Vinhos, loja do amigo e confrade Emilio Santoro e sua simpática esposa Fátima. Serão doze participantes que relacionarei em post nos próximos dias. Me aguarde, este mês tem espumantes de monte, um pequeno guia para o ajudar nesta difícil escolha de qual tomar!

Salute e kanimambo.