Medicina Contra o Vinho?

healthandwineEste espaço é democrático e se há controvérsias estas precisam ser mostradas. Pois bem, ultimamente tenho lido algumas matérias em que os benefícios de doses moderadas de vinho tomadas diariamente não são assim tão saudáveis como se dizia. Isto, inclusive, vem provocando grande irritação junto aos produtores franceses. Eis as noticias.

 1 – De acordo com estudo elaborado por pesquisadores na Oxford University que pesquisou um milhão de mulheres de 50 anos de idade e acima, mostrou que aquelas que tomam uma taça de vinho diária (125ml) apresentaram 6% mais chance de contrair câncer. Aquelas que consumirem duas taças diárias, dobram o porcentual de risco de acordo com a pesquisa.

 2Dominique Maraninchi, presidente da INCA (Intituto Nacional do Câncer na França), alega que “doses diárias e constantes de álcool, são danosas à saúde independentemente da quantidade” podendo aumentar o risco de câncer de boca e garganta em até 168% o que levou o ministério da saúde na França, a determinar em suas cartilhas, que o consumo de álcool, especialmente vinho, é desaconselhável. Óbvio que isso está dando o que falar na França, mas Roger Corder, professor de terapias experimentais do William Harvey Research Institute em Londres, especialista no assunto, ficou imensamente surpreso já que essas alegações não foram baseadas em pesquisas francesas e sim mundiais, afora cobrirem consumo de álcool de forma generalizada.  

Xavier de Volontat, presidente da associação de produtores do sul da região do Languedoc coloca a seguinte interessante questão; “Se isso é verdadeiro, como explicar que o consumo de vinho na França caiu 50% nos últimos vinte anos, e no mesmo período houve um aumento drástico de ocorrência de câncer no país?”. Mais ainda, não é que esse tal de Maraninchi também meteu bronca nos embutidos, charcutaria e queijos! O cara está querendo acabar com a cultura enogastronômica francesa?!! Com esse sobrenome tou achando que é “intriga” da oposição!

               Enquanto isso, do outro lado do mundo, na Austrália, mais precisamente na West Australia University em Perth, pesquisa efetuada mostra que existe correlação entre consumo moderado diário de álcool e redução de disfunções eréteis nos homens. Apesar de sabido que o consumo de álcool é tradicionalmente associado à baixa performance na cama, quando analisados 1700 homens na região, se verificou que quem consumia de uma a vinte taças por semana (não de uma vez!), apresentava 20 a 30% de redução no risco de disfunções eréteis, já se considerando outros aspectos como idade, fumo e doenças cardíacas. O Dr. Kew-Kim Chew, epidemiologista da universidade, pede, no entanto, por estudos mais conclusivos e lembra que seria socialmente irresponsável recomendar o consumo de álcool para esse fim. 

Por via das duvidas e baseado em todas as pesquisas já efetuadas até aqui, eu estou mesmo é com os produtores franceses e seguirei no meu regular e gostoso hábito de tomar minhas duas ou três taças diárias com visitas, também regulares, ao meu médico. Agora, verdade seja dita, depois de um ano de absoluto e danoso sedentarismo com consumo regular diário, meus recentes exames laboratoriais se mostraram excelentes. Vai explicar!!

wine-smile-despagne1Salute a Kanimambo.