Vinho e a Saúde das Mulheres

women-wineO Vinho e a Mulher têm tudo a ver um com o outro e, talvez até por isso, enlouqueçam de paixão os homens. Será a finesse, a elegância, a complexidade, o mistério, o tempo exigido para que a conhecemos a pleno, o prazer da descoberta ou o mero olhar sedutor que parecendo submissa nos enfeitiça por inteiro? A meu ver, um conjunto de tudo isso aliado a uma extrema sensibilidade. Este post, com algumas desculpas adicionais para que elas sigam se deliciando com os doces néctares das taças, é uma homenagem ao dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher, esse incrível ser que, cada vez mais, assume um papel de destaque na sociedade e em nossa vinosfera. Um salute e um kanimambo muito especial neste dia lembrando que o desenvolvimento de diversas pesquisas médicas tem mostrado que o consumo moderado de vinho pelas mulheres, afora os já conhecidos benefícios ao coração, trás alguns outros bem específicos á condição feminina. Vejamos algumas matérias colhidas na rede:

 

Mulheres Que Bebem Vinho Regular e Moderadamente, Junto às Refeições Têm 50% Menos Chance De Desenvolverem Câncer De Ovário. O adenocarcinoma de mama é o câncer que mais mata as mulheres. Ele tem uma relação direta com a ingestão de bebidas alcoólicas, isto é, quanto mais álcool uma mulher ingere maior a probabilidade dela ter esta doença. Isto está bem documentado em uma metanálise de 53 estudos epidemiológicos, incluindo 584.515 mulheres com câncer de mama. Este trabalho foi feito com a colaboração de vários pesquisadores e publicada no British Journal of Cancer, em 2002.

 Inúmeros estudos (mais de 10 nos últimos dois anos), no entanto, mostram que quando a bebida ingerida é o vinho, há uma proteção ao desenvolvimento deste tipo de câncer. As mulheres que bebem vinho regularmente, moderadamente e junto às refeições têm 50% menos chance de desenvolverem câncer de ovário. Isso foi o que constatou a Drª Penny Webbi da Austrália, estudando 696 mulheres com este tipo de neoplasia e mais 786 outras mulheres, sem a doença, num grupo controle. As mulheres que bebiam regularmente destilados e cerveja tinham tanto câncer de ovários quanto as abstêmias e as que bebiam vinho tinto tinham uma proteção um pouco maior do que as que tomavam vinho branco.

A Drª Ann Malarcher, uma pesquisadora deste órgão, veio a público em 2001 para chamar a atenção para o fato de mulheres jovens (entre 15 e 44 anos de idade) que tomam até duas doses de bebidas alcoólicas por dia têm 60% menos Derrame Cerebral do que as abstêmias. E quando esta bebida alcoólica é o vinho a probabilidade de desenvolver essa doença é menor ainda. Esses dados epidemiológicos são tão relevantes que hoje a própria Associação Americana do Derrame Cerebral (NSA – National Stroke Association) reconhece que as mulheres que tomam vinho regularmente e moderadamente com as refeições têm menos Derrame Cerebral e que as mulheres que já tiveram esse mal e passam beber vinho regularmente e moderadamente têm menos chance de ter um novo episódio da doença.

Fonte: Dr. Jairo Monson de Souza Filho no site Vinhos Net

 

Vinho Ajuda a Reduzir Risco de Demência nas Mulheres. Esse é o titulo de uma matéria que aparece na Revista de Vinhos portuguesa tendo como base um artigo da Wine Spectator e já publicado aqui mesmo em Falando de Vinhos. Na verdade, falamos aqui de halzeimer e este é um assunto sério apesar da chamada meio desajeitada deste artigo. Este é o resultado de cerca de 34 anos de estudo de uma equipe da Academia de Sahlgreska da Universidade de Gohtemburg na Suécia. Neste estudo em que 1458 suecas entre 38 e 60 anos foram acompanhadas se verificou que as mulheres que bebiam vinho todas as semanas tinham 70% menos possibilidade de contrair a doença, sendo que esta taxa caía para 40% nas mulheres que também tomavam destilados e cerveja. Já as mulheres que somente tomavam cerveja e destilados a probabilidade de contrair a doença crescia em 20%. Também se concluiu que as mulheres suecas estão tomando mais vinho e, que estas, têm a tendência a viver por mais anos. O artigo termina com uma pérola; “Apesar destes dados, os cientistas acham que é ainda muito cedo para se recomendar o consumo de vinho às mulheres”.

 

A Ingestão moderada de álcool leva a um ganho de massa óssea. Beber regularmente de 1 a 3 taças por dia de vinho tinto durante as refeições leva a um aumento da massa óssea, sobretudo em mulheres na menopausa. Este fato tem levantado muitas dúvidas uma vez que a Medicina nos ensina que bebidas alcoólicas são um fator de risco para a osteoporose. Mas esse efeito deletério das bebidas alcoólicas sobre o osso só ocorre para quem tem uma ingesta diária superior a 29 g de álcool – o equivalente a 3 taças de vinho.

A ingestão moderada de álcool, ou seja 11 a 29 g – o equivalente a 1 a 3 taças de vinho – leva a um ganho de massa óssea. Eis a chave para a compreensão desse paradoxo. Foi publicado em 2000 um Estudo de Epidemiologia da Osteoporose (EPIDOS) feito na França com um número muito grande (7598) de mulheres idosas (todas com mais de 74 anos de idade) que deixou isso muito claro.

Esse mesmo estudo evidenciou que as mulheres “menopausadas que tomam de 1 a 3 taças de vinho por dia têm ganho significativo de massa óssea, independente de outros fatores.Dr. Jairo Monson de Souza Filho para a Confraria do Vinho –BG (Bento Gonçalves)

 

Domingo tem mais.

 

Essa imagem divina no inicio do post só podia ser arte advinda da sensibilidade e delicadeza de uma mulher. Vejam e conheçam a artista Jamie Adams no site – http://www.jamieadamsartist.com/gallery/index.htm