Noticias do Mundo do Vinho

wine-globe-2Rota de Feiras do Vinho – Imperdível roteiro por algumas das melhores feiras de nossa vinosfera. Começamos pela cidade do Porto em Março, Verona em Abril e terminamos em Maio aqui em São Paulo. Procuro patrocinador (rsrs) alguém se habilita?

  • Essência do Vinho 2009, a sexta edição da mais importante feira de vinhos em Portugal. Será realizada no lindíssimo Palácio da Bolsa na cidade do Porto, de 5 a 8 de Março com a presença de cerca de 300 produtores expondo e dando à prova mais de 2.000 rótulos. A Essência do Vinho vai além da “simples” feira de vinhos, sendo um verdadeiro evento gourmet que mexe com a vida da cidade. Mais um programa ao qual não me incomodaria de atender! Algum importador por aí precisando de um “garimpeiro” de bons vinhos portugueses, sou todo ouvidos!! Quer ver mais? Clique aqui.
  • Vinitaly 2009, com 42 anos, uma das principais feiras de nossa vinosfera e a Meca dos apreciadores do vinho espalhados pelos quatro cantos do mundo. O evento será realizado em Verona a poucos quilômetros de Veneza e Sirmione, duas cidades imperdíveis para quem estiver pos essas bandas, dos dias 2 a 6 de Abril. Os números são impressionantes e, só para que tenham uma idéia da dimensão desta feira, em 2008 foram 4300 participantes representando mais de 30 países instalados em cerca de 84 mil metros quadrados. Foram mais de 157.000 visitantes, dos quais 43.000 do exterior, vindos de mais de 110 países. Eis um programa que eu não me incomodaria nada de fazer!
  • Expovinis 2009 – falando de feiras, eis que nosso principal evento do ano para os apreciadores de vinho, também já está programado e recebendo inscrições. A feira seguirá sendo promovida no Transamérica Expo Center, graças ao bom Deus e ao bom senso dos organizadores, na zona sul de São Paulo nos dias 5, 6 e 7 de Maio e já se pode fazer inscrições no site deles. Clique aqui. Com mais de 260 expositores vindos do mundo inteiro, é a mais importante feira de vinhos realizada na América do Sul e imperdível para os amantes do vinho.

 

Austrália – A coisa anda complicada por aqueles lados. Dificuldades comerciais a nível internacional, fyloxera em vinhedos de Yarra Valley e agora uma onda de calor terrível com mais de 40º, atingindo picos de 46º, que estão forçando produtores de diversas regiões do sul da Austrália a antecipar suas colheitas ou correndo o risco de ver seus vinhedos transformados em uva passa ressecados pelo sol escaldante. Com três a quatro semanas antes do previsto, longe de alcançar o amadurecimento necessário para obter um mínimo de sabores, a colheita deverá ser 40 a 50% do previsto, com alguns locais chegando a 70% e perda. Mclaren Vale e Langhorne Creek são as regiões que mais sofreram, porém Coonawarra/Limestone Coast e Barossa Valley também sentirão bastante o impacto desta terrível e devastadora onda de calor. Certamente os enólogos da região terão que tirar alguns coelhos da cartola para produzir vinhos de qualidade nesta safra e o impacto comercial causado, trará graves e danosos efeitos financeiros aos produtores. Fonte; Decanter Magazine

 

Cortiça – difícil algum setor passar incólume por esta crise. Indiretamente atingido pela crise, o grupo Amorim, gigante produtor de produtos de cortiça e rolhas com atividades em nossa vinosfera através da Quinta de Nossa Sra. Do Carmo, demite 200 trabalhadores. Com as vendas caindo para as industrias automobilística e de construção civil, assim como da expectativa da queda no setor de vinhos, a empresa já faz seus ajustes. É, não vai ser fácil este ano de 2009! Fonte: Decanter Magazine

 

ViniPortugal, informa que foram apresentados, dia 28 de Janeiro, na Embaixada de Portugal em Londres, os 50 melhores vinhos portugueses, selecionados pelo jornalista inglês Jamie Goode que foi eleito pela Association of Portuguese Wine Importers (APWI) como jornalista do ano 2008 para os vinhos portugueses. Esta seleção é feita anualmente por jornalistas ingleses que mais e melhor escrevem sobre vinhos portugueses e realiza-se desde 2005. A lista deste ano é uma das melhores de sempre e é verdadeiramente representativa do que melhor se produz em Portugal.

Jamie Goode considera que “há cinco anos atrás, Richard Mayson, o primeiro jornalista a fazer esta seleção, teve um trabalho mais fácil do que atualmente: “os vinhos portugueses percorreram um longo caminho durante este período e penso que Portugal é, actualmente, um dos países produtores de vinho mais excitantes e dinâmicos da Europa. Escolher só 50 vinhos foi uma tarefa difícil e para ser justo com todos os produtores não defini regras especiais – simplesmente tentei escolher os meus favoritos”.

Durante esta próxima semana divulgarei a lista completa com alguns rótulos interessantes e nem todos conhecidos por estas bandas.

 

Sons dos Vinhos de Rioja, uma brincadeira em que taças do bom vinho riojano espanhol servem de instrumento musical. Curioso? Criativo? Expresse sua sensibilidade musical criando sua própria melodia aqui. Se quiser assista o video abaixo que agora representa o som dos vinhos da Rioja.

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=MsJRCoddeCo&feature=related]

 

Poesia e Vinho, esta é para meus amigos Juan (Península), Alex (Pinord), Luiz Horta e Pingus (Pingas no Copo). “Mi copa suena a poesia” por Diego de Miguel.

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QyezVPJFg7o]

 

Salute e kanimambo.