Noticias do Vinho

wine-globe-24Lusitana na Cantina Matterello – A simpática e sempre eficiente Eliza da Lusitana, informa que a empresa estará apresentando novos vinhos no próximo dia 10, terça-feira, na Cantina Matterello, aqui em Sampa! Os tintos escolhidos são:

Terras d’Uva tinto 2006 – LANÇAMENTO – este é um tinto alentejano, redondo, super agradável! O seu produtor está super bem cotado em Portugal, estando inclusive na lista dos 5 melhores produtores da atualidade: Henrique Uva. Quem quiser dar uma espiada na vinícola, segue o site: www.mingorra.com.

Herdade Paço do Conde tinto 2006 – NOVA SAFRA – para aqueles que não confiaram na nossa recomendação, venha conferir de perto: o vinho está mais encorpado, redondinho, tudo de bom!

Barão do Sul Colheita Seleccionada tinto 2003 – para aqueles que queiram tirar a prova dos nove e ainda têm duvida sobre a qualidade dos vinhos Barão do Sul, está aqui uma bela oportunidade para vir conferir.

Agora, uma inovação! Vamos finalizar brindando!!

Espumante Milantino Moscatel – Para encerrar em clima de comemoração (2009!!), escolhemos um espumante nacional, de produção bem pequenina e de qualidade indiscutível!

 

Pedra Basta 2006 recomendado pela BBCSarah Jane Evans, Master of Wine Inglesa, escolheu o Pedra Basta 2006 como a “melhor compra para o Natal” pela prestigiada revista inglesa BBC Good Food. Foi o único vinho Português nesta selecção.

Sarah Jane mencionou que “Portugal é actualmente um dos melhores países para se encontrar vinhos interessantes” e alerta os seus leitores que o Pedra Basta é “um vinho com grande carácter e personalidade”. Sarah descreve este vinho produzido perto de Portalegre, na Serra de S. Mamede pelo Sonho Lusitano Vinhos, como “com fruta intensa bem madura, o vinho tem complexidade e é proveniente de 4 castas locais. É um vinho com forte personalidade feito pelo conceituado enólogo Rui Reguinga e Richard Mayson, o jornalista inglês especializado em vinhos portugueses”.

 Mais uma prova de que os vinhos portugueses seguem galgando degraus no exigente mercado internacional e que há muitos rótulos de qualidade disponíveis no mercado, muitos, inclusive, pouco conhecidos do mídia. Pelo incrível trabalho de suas vinícola e enólogos, assim como o incansável trabalho de divulgação da Viniportugal e AICEP, o mundo começa a se dobrar à qualidade, sabores, aromas e diversidade de cepas autóctones portuguesas e isto é uma realidade inquestionável.

Sarah Jane Evans MW foi recentemente votada como uma das jornalistas inglesas de vinhos mais influentes pela prestigiada empresa de estudos de mercado Wine Intelligence. Fonte: Blue Wine

 

 

Vinhos tintos argentinos – A revista Decanter fez recentemente um painel com blends tintos produzidos na Argentina. Até aí nada de novo e, algumas das figurinhas carimbadas já são amplamente conhecidas. O interessante é que pintam nomes dos quais pouco ouvimos falar. Talvez uma boa dica para os amigos que andarem por aquela banda pesquisarem. Veja a lista de alguns desses vinhos. Se quiser ver mais clique aqui.

  • Bodegas O Fournier, A Crux, Mendoza 2004 *****
  • Carinae, Prestige, Mendoza 2006 ****
  • Ojo de Vino, Dieter Meier, Puro Gran Reserva, Mendoza 2007 ****
  • Urraca, Primera Reserva, Mendoza 2006 ****
  • Bodega Norton, Privada, Mendoza 2006 ****
  • Andean Vineyards, Elementos, San Juan 2007 ****
  • Bodega Goulart, Paris Goulart Reserva, Mendoza 2007 ****
  • Finca La Celia, Reserva Malbec-Petit Verdot, Uco Valley-Mendoza 2006 ***
  • Finca Flichman, Paisaje de Tupungato, Mendoza 2005 ***
  • Carlos Pulenta Wines, Vistalba Corte C, Mendoza 2004 ***
  • Finca Flichman, Paisaje de Barrancas, Mendoza 2005 ***
  • Valle de la Puerta, Gran Reserva, Famatina 2005 ***
  • Bodega Monteviejo, Petite Fleur, Lindaflor, Mendoza 2006 ***
  • Dominio del Plata, Ben Marco Expresivo, Mendoza 2005 ***
  • Bodega Tacuil, RD, Salta 2007 ***
  • Finca la Celia, Malbec-Tannat Reserva, Uco Valley-Mendoza 2006 ***
  • Eral Bravo, YBS, Mendoza 2005 ***
  • M Lorca, Gran Poetico, Mendoza 2006 ***
  • Walter Bressia, Profundo, Mendoza 2006 ***

 

Crise no Vinho – A crise mundial afeta também os produtores de vinho, porém as vendas não declinam em volume, mas sim em valor. Apesar de os Estados Unidos, por exemplo, terem apresentado uma queda de valor em cerca de 3%, as vendas aumentaram pouco mais de 1% em 2008. Paralelamente, as vendas em restaurantes, com suas altas margens, caíram cerca de 13% o que cria uma outra preocupação aos produtores e importadores que é a revisão de seus canais de distribuição e vendas. Em Portugal já se confirmam aumentos de vendas em supermercados, mostrando que os consumidores lá seguem tomando seus vinhos, mas mudam seus hábitos para se adaptar à nova situação. Parece que a época áurea acabou e quem não refizer seu trabalho de casa certamente levará chumbo. Downgrading, maior conscientização de preço na hora da compra e mudanças de hábito de consumo, quem sobreviver verá!

 

Fyloxera em Yarra Valley – uns pensam que é doença sob controle, mas não é não e prevenção e uso de enxertos na maioria dos países do mundo ainda é essencial. Uma infestação mais forte acaba de ser verificada em uma das principais regiões produtoras na Austrália, a Yarra Valley. De um tipo B, sua dispersão se dá através de meios mecânicos (pessoas ou veículos) o que pode significar maior facilidade de controle na quarentena de apenas parte da região. Como, no entanto, desde 2006 que vêm aparecendo casos, pode-se pensar que estamos diante de um problema um pouco maior que poderá forçar a região a tomar medidas mais amplas e drásticas para conter a praga. De qualquer forma, um problema a mais num momento que já é difícil para a vinicultura Australiana que vem perdendo mercado internacionalmente, ainda mais com os efeitos da crise financeira mundial. Um sério golpe que pode ter efeitos colaterais. Fonte – Decanter.

 

É hora de Malbec nos EUA – Deu no Chicago Tribune, as vendas de malbec argentino no país em 2008 cresceram, em valor, “irrisórios” 147% entre 2006 a 2008. Milagre? Não, o segredo para esta notável performance tem a ver com, afora o óbvio marketing de qualidade, bons e saborosos produtos dentro de uma estratégia de preços inteligente e adequado se posicionando no segmento abaixo de USD20 e uma boa parte abaixo dos USD10. Nós aqui os queremos sobre taxar, coisas de gente medíocre mostrando nossas raízes terceiro mundistas, porém lá eles trabalham para melhorar a própria produtividade e gerar produtos de qualidade com potencial de competição. Parabéns irmanos!