Noticias do Mundo do Vinho

foto_vinogayComércio difícil – É, o céu de nossa vinosfera realmente não está de brigadeiro e já faz um tempo, pelo menos internacionalmente, gerando a necessidade de buscar novos nichos de mercado. Pois não é que uma vinícola de Ribera Del Duero na Espanha lançou um rótulo especificamente direcionado ao publico GLS! Eis o que dizem “Está claro que al igual que cualquier otro comercio nuestro objetivo es vender vino, pero podriamos haberlo vendido con cualquier otro nombre. Esta es una homenaje, queremos que nuestro vino perdure y forme a su modo parte de unos momentos especiales en los que el mundo cambia y se adapta a una realidad diaria, a un grupo humano que se merece ser reconocido por las pruebas diarias a las que se enfrenta.”. Mundo Gay, um 100% Tempranillo com Crianza de 12 meses. Creativo é, se vai ter sucesso não sei, há muito preconceito no mercado. Quer ver mais, veja o vídeo abaixo e/ou clique aqui

 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=rHm0NmwY-cw]

 

Gay Vin – não consegui maiores informações, mas de acordo com a Blue Wine, é o primeiro vinho francês direcionado ao publico gay. Chama-se Tendre Bulle (borbulhas suaves) e é um espumante rosé do Languedoc-Roussillon produzido pela Domaine Boyer. Uma nova tendência ou muito cedo para se falar disso? Certamente um reconhecimento claro do potencial desse mercado especifíco.

 

Real Cia. Velha – de Portugal, um dos mais antigos e respeitados produtores do Douro, compra a Quinta do Ventozelo, que possui um incrível Porto Tawny 10 anos, e detém agora a maior propriedade do Douro com mais de 1000 hectares. Quem pode, pode!

 

França – só para mostrar que não é só por aqui que os aloprados abundam! Afora nossos vereadores e deputados com suas idéias e projetos esdrúxulos, na França as leis que regem a produção de vinhos em Chateauneuf-du-Pape, datadas de 54, determinam que todos os objetos voadores não identificados (OVNI), discos voadores ou quaisquer outras naves extraterrestres, independentemente de nacionalidade ou civilização estão oficialmente proibidos de sobrevoar, aterrisar ou decolar dos vinhedos da região. A pena? Multa e prisão imediata. Não, não é piada e ainda está em vigência. Depois contam piadas de português!!

 

Go Vino – noticia que peguei na Wine Spectator, um amigo me trouxe umas revistas dos Estados Unidos, e achei interessante compartilhar. Não faz a minha cabeça, já que acho a haste um aspecto essencial à taça, mas este pessoal da Go Vino lançou uma taças de um plástico inquebrável e reciclável, que promete ser muito semelhante ás te cristal. Por outro lado, num piquenique ou praia, é bem prático. Enfim, moda que pode pegar, e chegar, inclusive em épocas em que apertar o cinto se faz necessário. Quer ver mais? Clique aqui.

 

2nd Coburg Wine-Open – Realizado entre os dias 6 e 8 de Novembro ultimo no Hotel Palais-Coburg em Vienna, um desfile de grandes vinhos e gastronomia digno de reis e rainhas, presidentes, ministros, donos de pequenas fortunas européias e, quem sabe, até alguns endinheirados políticos do terceiro mundo. Para começar e para abrir o apetite preparando o palato para o que estava por vir, um passeio pelas cinco caves, ou arquivos, de vinhos do hotel, com direito a degustar cinco vinhos mais simples e jovens; 1975 Château Pétrus, France /  1977 Château Musar, Lebanon / 1989 Klein Constantia Vin de Constance, South África /  1994 Dalla Valle Maya, USA e o 1998 Penfolds Grange, South Austrália.

Em seguida foi servido um jantar degustação com cinco pratos devidamente harmonizados com algumas obras primas, todas abençoadas com 100 pontos por Don Robert Parker I ;

  • 1900 Château Margaux
  • 1921 Château d’Yquem
  • 1947 Château Cheval Blanc
  • 1961 Château Latour
  • 1986 Domaine de la Romanée-Conti Le Montrachet Grand Cru

Todo esse glamour por irrisórios 3.999 Euros e ainda teve mais. Ah, se eu soubesse! Será que eles aceitariam 24 x no cartão sem juros? rsrs Querem ver mais? Então cliquem aqui para conhecer o local do evento e aqui para ler mais, em inglês, sobre o evento em si. O pacote completo que incluia vertical de Mouton-Rothschild e otras cositas más, inclusive três noites na suite imperial, chegava a míseros 12.000 Euros., perdão 11.999 (rsrsrs). Vai encarar no ano que vem?

 

Voltando ao planeta Terra, amanhã veja a incrível lista de vinhos que escolhi como Melhores de 2008 na faixa de R$50 a 80,00! rsrs Salute ou, como diria o famoso, pelo menos para os mais velhos, e irreverente Ibrahim Sued “Ademã que eu vou em frente”. Fui!