Noticias do Mundo do Vinho III

wine-globe-2Semanas de poucas noticias neste final / inicio de ano, mas sempre há coisas interessantes a serem descobertas na rede.

Quinta da Cortezia Touriga Nacional – o da safra de 2005, recebe 90 pontos da Wine Enthusiast e é um de seus Best Buys. Já o da safra 2004, absolutamente redondo, saboroso e pronto a beber, que constará de minha lista de achados em 2008, é um belo vinho com um preço muito competitivo e a melhor relação Qualidade x Preço x Prazer dos tourigas disponíveis no mercado brasileiro, por volta dos R$54,00. Aproveitemos antes que fique demasiado famoso e decidam aumentar preços!

Lídio Carraro – em tempos de crise a Vinícola Lídio Carraro com forte presença não só no Vale dos Vinhedos como também na Serra do Sudeste em Encruzilhada do Sul, informa que seus planos são de crescer 20% em 2009. Atitude firme que pretende atingir com forte aumento das exportações, incrementando a linha de espumantes, a linha SulBrasil com a introdução de seus primeiros vinhos brancos e rosés. Bom, que tenham sucesso nesta empreitada e sirvam de exemplo para outras empresas.

Monte da Penha – Confirmando o seu sucesso, os vinhos Monte da Penha Fino Reserva Tinto 2004 e o Montefino Reserva Tinto 2004 receberam, respectivamente, Medalha de Ouro e Medalha de Prata no AWC Vienna International Wine Challenge, o concurso de vinhos mais importante da Áustria. Eu, pessoalmente, prefiro e listo o Reserva, como um dos grandes vinhos que provei este ano que passou. (Blue Wine)

França – Dizem que o Chateau Latour, um dos ícones de nossa vinosfera e um dos principais produtores de Bordeaux, e seus 78 hectares de vinhedos estão por serem vendidos por algo entre 200 a 500 milhões de Euros. Será? (Decanter)

Austrália – complicada aa vida dos exportadores de vinho Australianos que vêm suas vendas tradicionais caírem nos mercados mais tradicionais como Reino Unido e Estados Unidos. Na Inglaterra em função do teor alcoólico, mudança de perfil do consumidor, e nos Estados Unidos em função de queda da demanda e de preço. Em 2008, as exportações australianas para os Estados Unidos caíram 8% em volume e fortes 23% em preço. A Foster´s (grupo americano dono da Penfolds entre outros empreendimentos cervejeiros e vinícolas) apresentou seu primeiro prejuízo em cerca de 16 anos e já pensa em reavaliar estratégias. Parece que depois do enorme boom a Austrália terá que realmente rever todo o seu plano mercadológico que aparenta meter água! (Wine Spectator)

International Wine Gower’s Association (IWA) – uma prova que o individualismo está sendo deixado para trás pelos produtores de vinho portugueses que entenderam que a união de forças e sinergias é fator preponderante para suas ações externas. Domingos Alves de Souza, Casa de Cello, Luis Pato, Quinta do Ameal, Quinta de Covela e Quinta dos Roques se associaram para levar ao mercado externo uma imagem diferenciada de suas regiões, divulgado sua modernidade, qualidade e sabores através de ações mercadológicas conjuntas. No Minho, diversos pequenos produtores também se unem em sociedades operativas e comerciais, preservando suas individualidades, no sentido de conseguirem unir sinergias e fazer com que ganhem massa competitiva. Talvez bons exemplos que poderiam ser copiados/analisados por alguns produtores nacionais.

      

         Salute e veja amanhã, o primeiro de uma série de posts com os  Melhores Vinhos de 2008.