Noticias do Mundo do Vinho

wine-globe-23Semana morna com todas as assessorias de imprensa de férias e as importadoras e lojas focando nas vendas de final de ano. No entanto, já que temos o compromisso de mantê-los informados, eis algumas noticias de nossa Vinosfera, e algo além dela também, porém com laços próximos.

 

Reino Unido, historicamente um dos maiores mercados consumidores do mundo e com pouquíssima produção, sempre foi o quintal dos países produtores europeus, em especial da França. Pois bem, os Estados Unidos, pela primeira vez, assumem o primeiro lugar nas importações inglesas desbancando a França. Frase emblemática “ os Californianos fazem muito bem aquilo em que os Franceses são fracos, descobrir o que os consumidores efetivamente querem”. (Decanter)

 

Wine Spectator, pode falar o quiser, mas contra fatos não há argumentos. O site deles contabiliza, somente nos primeiros 9 meses do ano, mais de 55 milhões de visitas. Somente nos primeiros 17 dias de Novembro, foram mais de 550.000 acessos e mais de 4.5 milhões de páginas visitadas. Depois disso a gente se sente tão pequenininho!

 

Austrália, a preocupação com os altos índices de conteúdo alcoólico de seus vinhos, fez com que os produtores acelerassem a busca por soluções. A “Osmose Reversa” (ou inversa), processo que resulta na redução de álcool no vinho e que já começa a ser estudado em outros países, entre eles a Argentina, ganha força com a negociação efetuada com o mercado comum europeu. No acordo, a Austrália finalmente pára de usar denominações européias em seus vinhos, como champagne e porto, e a comunidade européia libera a importação de vinhos elaborados com osmose reversa. (Decanter)

 

Vinho Rosé, em um dos maiores mercados do mundo, o Reino Unido, o crescimento de consumo foi de 17% em Outubro. Para o nosso verão, um must neste 2009 e tem opções de montão no mercado.

 

Portugal, seus vinhos seguem bombando no mercado internacional com grande destaque na imprensa especializada como a bola da vez! Esta noticia, no entanto, não tem nada a ver com vinhos, mas com azeite. O azeite ROMEU foi eleito o melhor azeite do Mundo, como foi considerado pelo “L’Extravergine”, um guia italiano de azeites, na categoria de laboração seguindo o método tradicional, com lagar de prensa. Também a revista gourmet alemã “Der Feinschmecker” colocou-o no top 10 dos melhores azeites do Mundo. Mais do que a inovação tecnológica, no “Romeu” é aplicada a sabedoria acumulada ao longo de 130 anos de cultivo da oliveira na quinta da família. “Se, em cada ano, eliminarmos um pequeno defeito, imagine-se onde se pode chegar”, referiu. Actualmente são produzidos cerca de 20 mil litros que se destinam maioritariamente à exportação para o Brasil, Canadá, Japão, Hong-Kong, Nova Zelândia e Europa. (Jornal de Noticias)

 

Quinta Nova de Nossa Sra. Do Carmo. Lembram do furo que dei, é também dou das minhas, de que esta respeitada vinícola portuguesa viria com um varietal de Touriga Nacional? Pois bem, o produtor acaba de lançar no mercado o seu primeiro vinho varietal (monocasta) e é ele próprio, o Quinta Nova Touriga Nacional, que deu origem a uma edição limitada de apenas 1666 garrafas. Engarrafado no passado mês de Maio, o Quinta Nova Touriga Nacional estagiou durante 17 meses em barricas novas de carvalho francês e 6 meses em cave. (Blue Wine)

 

Listas de Tops do Mar de Vinho. São várias que estão por aí, cada um de nós que se aventura a escrever sobre este tema, tem lá suas preferências sobre aquilo que provou ao longo do ano. Marcello Copello, ilustre critico e avaliador de nossa vinosfera, publicou pelo oitavo ano consecutivo seu TOP 200 do ano de 2008 no jornal Gazeta Mercantil e reproduz em seu blog. Vale fuçar, é sempre informação interessante para nós consumidores e apreciadores do doce néctar. Veja mais aqui.

 

Arranjos com frutas, para este final de ano algo lindo e criativo que peguei do blog da Leila (Delishville). Solte sua imaginação e criatividade. Quer ver mais? Visite o site da Passion Leaf.

 

panorama-passion-leaf

 

Salute e Kanimambo