Mercado em Alvoroço

            O mercado está em alvoroço. Para onde vai o Dólar, o Euro e quais serão suas conseqüências para nós pobres mortais amantes do vinho? Incrível que, a menos de quinze dias do inicio das turbulências financeiras que afetam o cambio, já tenha importadora avisando de deverá aumentar preços. O interessante é que a reação quando o Real seguia em forte valorização, simplesmente não ocorreu, salvo algumas poucas e elogiosas exceções que, eventualmente, possam ter que ajustar margens agora! Fizeram preço com USD a R$2,10 ou 2,20, quando não mais, jamais tendo mexido nos preços quando chegou a R$1,60! São aqueles mesmos que anunciaram que os preços poderiam aumentar cinco por cento com as mudanças de IPI que, efetivamente, só geravam alguns centavos de acréscimo por garrafa. Aliás, mesmo com todas essas benesses cambiais, muitos dos preços seguiam aumentando além do razoável.

          Não estou aqui querendo tecer juízo de valor sobre as atitudes desses, por enquanto, poucos importadores que já arregaçam as mangas, porém há que se ter um pouco de calma e discernimento neste momento. Obvio que o consumidor quer sempre comprar o melhor produto pelo melhor preço e, o vendedor quer a melhor rentabilidade para seu produto e retorno sobre investimento, é assim o mundo capitalista, é essa a regra do jogo e tudo bem, mas gente, vamos dar um tempo para que haja definição de tendências! Todavia, também podemos jogar o jogo e há que se comprar de quem nos respeita e nos serve melhor. Com mais de quinze mil rótulos no mercado, dezenas de importadores e algumas centenas de lojas espalhadas pelo país afora, porquê comprar de quem quer se aproveitar da situação? Esse pessoal mais afoito só irá aprender e mudar de atitude quando sentir queda de faturamento e falta de vendas. Enquanto sigam existindo compradores para todos os seus produtos, porquê fazer qualquer mudança de filosofia comercial? Quem vai com sede demais ao pote ……..

 Não quero, nem é de meu feitio, parecer que esteja aqui fazendo apologia de um movimento para parar de comprar ou secar um ou outro, não é isso! Como consumidor que sou,o que digo é; filtre, compare, separe o joio do trigo e compre somente daqueles que, a seu ver, o respeitam como consumidor, que não lhe metem a faca na primeira oportunidade ou lhe oferecem descontos que insultem sua inteligência! Respeite-se, para ser respeitado, vá à loja do lado, veja outros bons rótulos de importadoras mais maduras e corretas com uma postura comercial mais ética, exerça suas prerrogativas de consumidor, existe uma enorme diversidade de opções no mercado para que possamos exercer nosso direito de escolha. Aproveite o momento e explore essa imensidão de rótulos disponíveis no mercado, navegue um pouco por mares Brasileiros, enfim, busque novos caminhos evitando os abusos comerciais cometidos sob escusas pouco críveis, procure nossos parceiros. 

Salute!