Barricas Quadradas?!!

É, é isso mesmo que leram, barricas quadradas. Esse é o título da interessante matéria publicada na revista Portuguesa, Blue Wine. Como diz o jornalista Rui Falcão, “o mundo do vinho faz parte de um universo profundamente tradicional, um mundo solidamente conservador, um mundo enclausurado em tradições, em conceitos imutáveis, um mundo pouco habituado a mudanças, convulsões ou revoluções” Pois bem, de vez em quando e, do meio do nada, surgem algumas ações, produtos e inovações que quebram todos os paradigmas sacudindo esse, normalmente, tranqüilo mundo. Pois bem, sem aviso prévio, eis que surge a CYBOX, uma barrica quadrada de 225 litros que ocupa um terço do espaço das tradicionais barricas, desenvolvida pela tanoaria Suíça do mesmo nome.

Podem ser empilhadas sem qualquer dispositivo adicional, três destas barricas ocupam o mesmo espaço de somente uma das tradicionais, o que gera enorme otimização de espaço e no fim de sua vida útil ainda podem ser facilmente recicladas e transformadas em pisos de tábua de carvalho. Facilitam a batonnage, para a qual possuem uma sistema automático, a limpeza e possuem planos interiores inclinados na frente e traseira da barrica criando um perfil interior afunilado diminuindo o contato do vinho com o ar, compensando o que poderia ser um problema do formato quadrado. Preço, pelo que pesquisei, é muito, mas muito mais em conta, talvez algo ao redor de 60% do preço das barricas tradicionais. Passam por queima como as tradicionais, podem ser feitas de carvalho francês, sloveno ou americano, ou seja, a princípio, pensaram em tudo!

Como todas as inovações, só o tempo para nos dizer se este novo conceito veio para ficar ou se é, tão somente, mais uma “invenção”.  Como as roscas no lugar das rolhas de cortiça, rolhas sintéticas, uso de chips de madeira, até tábuas, tudo é uma questão de tempo para que se avaliem resultados. De qualquer forma, algo muito interessante e evolução a ser acompanhada. Por outro lado, se os amigos tiverem informações adicionais, não hesitem em contribuir com a matéria fazendo seus comentários. Para ver mais, acesse o site da Blue Wine através do link aqui do lado.

 

 

Salute e Kanimambo