Dia dos Pais está Chegando, Yessssss!

Agosto, mês do cachorro louco! Toda a Sexta treze é dia de azar, se cair em Agosto, então, é puro mau agouro!! Pois foi neste malfadado mês que decidiram instituir o Dia do Pais, sacanagem gente!!! De qualquer forma, neste mês darei uma pausa em nossa volta ao mundo pelos países produtores de vinho, para falar do Dia dos Pais. É, daquele desprestigiado pai que tem seu dia especial bem no meio das liquidações!!!! Dia das Mães, por outro lado, cai em Maio, mês das Noivas, e é o segundo melhor dia de faturamento para o comércio, já o dos pais?!! rsrsrs Brincadeirinha gente, só para quebrar o gelo e lembrá-los de caprichar no presente. Nóis merece!

Afinal, o que isso tem a ver com a coluna, tudo meu amigo, tudo caso o Pai seja um apreciador de vinhos. Também sou pai. Por sinal, de três que cresceram e se tornaram pessoas muito especiais de que me orgulho muito. São pessoas maravilhosas; adultos conscientes, responsáveis, sérios, respeitadores, carinhosos e dedicados. Está certo, um deu uma derrapada e acabou corinthiano, uma enorme tristeza para um pai santista, mas nada é perfeito, certo? rsrs Pois bem, também estou esperando presente, só beijo e um abraço é papo para boi dormir, e já elaborei a minha listinha. É, aqui em casa tem listinha, na sua não tem não? Se não tiver, ó, está perdendo, depois não reclame da caixinha de lenços, meias, chinelos ou pijama que ganhou pela enésima vez! Difícil é elaborar essa listinha em função da enormidade de opções disponíveis e, por outro lado, ninguém acredita que você ficará feliz com “mais” um vinho. Aí, matutando com meus botões, me lembrei de uma famosa e profunda frase dita por um desconhecido sábio, “o vinho é a vingança masculina aos sapatos da mulher”, que, apesar de não explicar, serve de embasamento para este desejo. Não sei para vocês, mas aqui em casa não falta espaço para tantos e interessantes rótulos disponíveis no mercado, sempre se arruma um cantinho para mais umas garrafas, questão de jeitinho! Falta de espaço nunca foi problema para as mulheres e seus sapatos, então, até porque também somos criativos, não será para nós pais.  Mais uma coisa, todo o apreciador tem lá sua famosa “Wish List” com verdadeiros objetos de desejo. Deixe-a, como quem não quer nada, impressa em cima da mesa.

Ah, mas você é o filho(a) que vai presentear o pai que, inadvertidamente, não fez sua listinha? Bem, então veja se desenvolve a criatividade e, se ele aprecia vinhos, nada de meias, pijamas ou cuecas vá direto no néctar! Existe um mundo de rótulos, livros e acessórios que seu velho certamente curtirá, o importante é manter em mente que, sua presença é obrigatória e presentei-o com o que ELE gosta, por mais absurdo que isso lhe possa parecer. Nos vinhos, veja do que ele gosta, preste atenção no que ele toma ou tem guardado. Não prestou atenção não é? Pecado, e pior, ele não tem nada guardado nem “esqueceu” sua wish list sobre a mesa! Bem, neste caso, pense um pouco em sua personalidade e jeito de ser.

É do tipo clássico e conservador? Neste caso, vá de rótulos mais tradicionais como vinhos do velho mundo; Espanha, França, Itália ou Portugal. Imagine dar-lhe um Vinho do Porto Vintage do ano que ele nasceu! Está certo de que, se ele já estiver com uma certa idade, o presente ficará bem carinho, mas ….. O velho é do tipo inovador, inventivo, sempre buscando coisas novas e provando novidades? Então vá de vinhos de regiões diferentes como Hungria, Grécia, Líbano, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul ou, talvez, alguns vinhos da nova região produtora no Brasil, Santa Catarina, e vinhos de cepas menos comuns elaborados nos países vizinhos. Nem lá nem cá? Nesse caso jogue no seguro, vá de vinhos de nossos vizinhos Chile, Uruguai e Argentina ou, ainda, um dos bons rótulos nacionais. As opções são enormes!

Não quer dar vinho? Tudo bem, que tal; livros para ele se aprofundar no assunto, uma caixa de boas taças, acessórios que facilitem o manuseio, serviço e conservação do vinho ou um curso básico de vinhos? Melhor ainda, faça o curso junto! Está bem de vida, dê-lhe uma adega climatizada. Está muito bem de vida? Melhor ainda, a adega climatizada RECHEADA com bons vinhos!  Enfim, opções é que não faltam, basta querer e usar de sua imaginação. Para todos os bolsos e todos os gostos, há de tudo no mercado, basta garimpar um pouco, também não vai querer tudo de mão beijada, não é?! A parte principal do presente é o esforço em correr atrás, do tempo que você gastou buscando algo que o faça feliz, não o valor em si, mas o fato de que você se esforçou para o satisfazer dando-lhe mostras de seu imenso amor.

Está bom, está bom, eu não resisto! Para quem não vive sem dicas de bons vinhos, especialmente para presentear uma pessoa tão especial como o Pai, nesta Terça, Quarta e Quinta, publicarei posts com dicas de vinhos, onde comprar e preços estimados, para cada estilo de Pai. Por hoje é só, fico por aqui. deixando, desde já, meus sinceros desejos de um feliz Dia dos Pais per tutti!

Salute e Kanimambo.