O Que é o Que é?

         Eis algumas palavras e termos que recentemente usei em meus textos que podem ter, eventualmente, gerado duvidas por parte de alguns já que tive comentários (via mail) nesse sentido. Espero ter esclarecido, mas no caso de quaisquer outras duvidas não hesite em perguntar. Se souber explicarei e, se não, buscarei a resposta junto aos universitários.

 

Botrytis2Botrytis

Este é um termo bastante usado quando falamos de vinhos de sobremesa, mas o que é isso? O que é uva  botritizada, ou Botrytis nobre. Na verdade Botrytis é um fungo que ataca as uvas. Quando isto acontece devido ao excesso de água e humidade, as uvas podem apodrecer e a colheita se perder. Quando ocorre, todavia, por condições climáticas mais secas após um bom período de chuva, o que ocorre é que a uva seca e enruga, perdendo grande parte de seu suco e concentrando sabores, açúcar e acidez. A maioria dos grandes vinhos de sobremesa brancos são, total ou parcialmente, elaborados com uvas botritizadas. A colheita é manual, em diversas fases, porque a botrytis não ataca de forma linear e o mosto tirado dessa uvas é muito limitado fazendo com que vinhos elaborados desta forma sejam, normalmente, bastante caros. Exemplos de algumas destas preciosidades são os vinhos doces Alemães Auslese ( em especial os Beerenauslese e os Trokkenbeerenauslese, este ultimo quase que em estágio de uva passa), os vinhos Sauterne de Bordeaux e os Tokaji Húngaros.

 

Late Harvest ou Colheita Tardia

Exatamente o que o termo indica. As uvas são mantidas nas vinhas pelo máximo tempo possível após o tempo de colheita. A tendência dessas uvas, tradicionalmente associadas a vinhos de sobremesa, é de irem se desidratando e acumulando açucares. Quando atacadas por botrytis, somente viáveis em alguns terroirs, geram vinhos bastante doces.

 

Off-Dry

Um termo mais recente, usado por enófilos e enólogos Ingleses para exemplificar um vinho que não é seco porém também não é nem um demi-sec nem um vinho doce. Algo como, um vinho seco com nuances adocicadas.

 

 

 

Trasfega

Trata-se da transferência do mosto ou vinho, de uma barrica ou tanque para outro, preferencialmente por via natural através de gravidade, ou por acionamento mecânico de bombas, separando o sedimento, ou borra, decantada no fundo. Esta etapa, que ocorre normalmente entre o sétimo e décimo dia da fermentação alcoólica e se repete por mais três ou quatro vezes nos diversos estágios da viníficação, facilita a clarificação do vinho e previne a aquisição de odores não recomendados provenientes das células velhas das leveduras.

 

Terroir

De acordo com seu conceito Francês, é um conjunto de terras, solo, cultura e clima sob a ação de uma coletividade social congregada por relações familiares e por tradições de defesa comum e de solidariedade da exploração de seus produtos, gerando características típicas e únicas daquele local. Isto vale tanto para vinho como para café, chá ou qualquer outro produto agrícola.

 

Salute e kanimambo!