Vinhos do Chile, mais dados interessantes.

               O Brasil vem aumentando suas importações de vinhos Chilenos que, ao longo dos anos, ganharam uma áurea de porto seguro quando da escolha de vinho a tomar. Eis mais alguns dados interessantes obtidos com a ajuda da Pro Chile.

  • O Brasil subiu no ranking de países importadores, sendo hoje o 3º maior mercado para os vinhos Chilenos em volume com cerca de 18.8 milhões de litros e o 5º maior em valor com algo ao redor de USD 50.6 milhões.
  • 85% da produção de vinhos, de um total de 646 milhões de litros, é de vinhos D.O. (com Denominação de origem) sendo o restante para produção de vinho de mesa e Pisco.
  • Do volume produzido, 80% é de vinhos tintos e o restante de brancos.
  • Os 117.000 hectares de vinhas plantadas encontra-se dividido entre as seguintes cepas principais: 46.5% de Cabernet Sauvignon, 15.6% de Merlot, 9.4% de Carmenére, 8% de Sauvignon Blanc, 7.3% de Chardonnay e 4.7% de Syrah ficando cerca de 8.5% para serem divididas entre todas as outras.
  • O crescimento de vinícolas exportadoras, que citei equivocadamente como 100 em post anterior, cresceu enormemente saindo de 74 em 1997 para 310 em 2007. Verifica-se uma maior diversificação de empresas saindo do perfil concentrado existente até poucos anos atrás. Mesmo assim, a importância dos grandes grupos vinícolas, com suas coligadas, ainda é muito grande.