Vinhos de Portugal – Importação

                Terceiro maior exportador para o Brasil, Portugal vem aumentando seu volume de exportação para o Brasil, a taxas de crescimento muito acima da média. Vejamos, de acordo com dados colhidos no site Winexperts e Folha on-line, em 2006 as venda ao Brasil já tinha aumentado 30% em comparação com 2005 e agora, em 2007 aumentaram 25% sobre 2006, chegando a um total de cerca de USD23,5 milhões referente a 6,6 milhões de litros. Este números, significam, em valor, uma participação de 15% do mercado, só superados pela Argentina (22%) e Chile (30%). Uma performance que deve ser enaltecida já que, inclusive, conseguiu superar a exportação de vinhos Italianos em valor. Ou seja, apesar de quase 3 milhões de litros a mais exportados, a Itália fica em quarto lugar porcentual no que se refere a preço, importante plus que demonstra grande capacidade mercadológica dos “players” nesse processo de comercialização. Isto, competindo com os já acima citados mais; França, Espanha, Uruguai, Alemanha, EUA, Austrália, Nova Zelandia, África do Sul ou seja, a nata dos produtores internacionais.

              Todo este enorme sucesso se deve, fundamentalmente, à ação das diversas importadoras, mídia e, em especial, dos órgãos oficiais de promoção do vinho Português no Brasil, neste caso a Viniportugal e Icep. Cada importador tem hoje, sua cota de representações de produtores Portugueses, sem contar as diversas empresas especializadas, num processo iniciado pelos pioneiros Srs. Manuel da Portuscale e Emidio da Vinhos Seleto. Há muito por onde escolher, seja nas importadoras exclusivas como; Lusitana de Vinhos, Adega Alentejana, Qualimpor, Casa Aragão, Vinhas do Douro, Almeida Garret como em outras importadoras que trazem vinhos de um mix grande de países, como Casa Flora, Mistral, Wine Company, Expand, Zahil, D’olivino, Épice e Barrinhas entre muitas outras.

               O incrível disto tudo, é que as importantes revistas que falam de vinho, seguem chegando aqui, um mercado consumidor importante e “ligado” no vinho Português, haja visto a grande quantidade de “page views” em meu post sobre Portugal assim como aumento de consumo, com um mínimo de três meses de atraso para assinantes e cinco meses nas bancas. Pasmem, comprei ontem a mais recente edição da Revista de Vinhos disponível nas bancas. A edição 213 de AGOSTO de 2007! Gente, vamos acordar para a vida?!