Noticias de Portugal I

               Está certo que esta não é assim uma noticia fresquinha, mas como nada li sobre o assunto na imprensa local, lá vai. Lembra da escolha para as novas, 7 maravilhas do mundo? Pois bem, em Portugal usaram essa idéia para fazer duas outras enquetes.

              A primeira foi para encontrar as 7 Maravilhas de Portugal. Das 77 indicadas, selecionadas de uma lista de 700, chegaram á grande final somente 21. Destas, o publico votou e elegeu as seguintes ganhadoras: Mosteiro dos Jerónimos, Torrre de Belém, Castelo de Óbidos, Castelo de Guimarães, Palácio da Pena, Mosteiro da Batalha e Mosteiro de Alcobaça. Uma lástima que o vale do Rio Douro com suas magníficas Quintas e Vinhedos em terrazas escavadas nos costados da montanha, berço da primeira região demarcada do mundo em 1756, não tivesse sido incluído. Está certo que já é Patrimonio Mundial declarado pela UNESCO, mas reconhecimento interno também vai bem!

            A segunda, a Lágrimas Catering, grupo hoteleiro, encarregado do catering do evento, lançou em paralelo, um concurso visando estabelecer as 7 maravilhas gastronômicas do País. Cinco dos mais renomados chefs Portugueses, compilaram cerca de 60 pratos símbolos do patrimônio gastronômico Português. Destes, um grupo de cerca de 30 jornalistas em votação secreta, escolheu uma lista de 21 para pra colocar em votação popular on-line: Leitão da Bairrada, Cozido à Portuguesa, Ovos Moles de Aveiro, Francesinhas, Leite de Creme, Queijo da Serra, Sardinhas Assadas, Amêijoas à Bulhão Pato, Pastel de Nata, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Bacalhau à Lagareiro, Alheiras de Mirandela, Arroz de Cabidela, Pasteis de Bacalhau, Cabrito Assado, Presunto de Chaves, Migas, Polvo à Lagareiro, Carne de Porco à Alentejana e Queijo da ilha de São Jorge. Após grande disputa bairrista, chegaram aos 7 pratos dignos de serem coroados, vamos lá: Leitão da Bairrada, Cozido à Portuguesa, Queijo da Serra da Estrela, Sardinhas Assadas, Carne de Porco à Alentejana, Pastel de Nata (Belém) e Caldo Verde. Quem ainda não provou não sabe o que está perdendo! Não, não são somente estas 7 ganhadoras a serem conferidas, até porque não tem nenhum bacalhau, teste as 21 e, se conseguir, eleja sua própria lista de 7. Eu reconheço que não consegui, minha lista tem 10 e sem chance de redução!

            Esta matéria completa, você poderá encontrar na revista Blue Wine de Julho de 2007, editada em Portugal e disponível nas principais bancas de São Paulo.