Conferindo os Melhores Sites de Vinho 2018.

Minha amiga Camila Coletti da revista Eno Estilo publicou estes dias o ranking dos mais importantes sites/blogs de nossa vinosfera. Em Janeiro quando celebrei dez anos de existência de Falando de Vinhos, fiz um levantamento similar “off the record” no próprio Alexa e vi que andava ali entre oitavo e décimo do ranking, legal! De lá para cá dei umas rateadas nas publicações, muito trabalho ( a crise está brava) e cai umas posições, faz parte pois o levantamento no Alexa reflete bem o momento. Mesmo assim fiquei muito feliz pelo resultado pois desde que a Enoeventos iniciou esse ranking em 2010 (onde apareci em quinto) e agora a Eno Estilo, estou lá entre os TOP 15/20 entre mais de 500 neste mundo virtual. Porquê fazer um post sobre isso? Bem, para agradecer a você amigo leitor! É um tremendo privilégio estar há tanto tempo nessas posições do ranking sem cliques pagos, sem artimanhas, só com meus textos compartilhando experiências e algum know-how adquirido ao longo do tempo. Sempre bom ver nosso trabalho reconhecido e esse resultado é exatamente isso, reconhecimento e por isso um enorme KANIMAMBO a todos!

Antes de publicar os 30 mais importantes sites/blogs de nossa vinosfera de acordo com esse ranking, quero colar aqui a introdução precisa que a Camila faz em seu site no post com a publicação do Ranking.

Hoje em dia ter um site na internet, seja em formato de blog, site ou portal tornou-se recorrente. Muitos apreciadores de vinhos entram para este universo. O que leva cada um a ele é, acredito eu, basicamente a paixão pelo mundo do vinho e a ilusão do que este universo tem a oferecer. O ser humano é movido a ilusão e paixão, assim, brotam sites diariamente. A questão é, que ao plantarmos o sonho, imediatamente crescem os galhos da realidade.Muitos percebem que sonhar é mais gratificante do que encarar a prática diária. A manutenção de um site pede trabalho minucioso.  Nada cresce sem cuidados, vigilância e horas e mais horas de estudo, para a elaboração de conteúdos, que atraiam e fidelizem o leitor. Este é o terroir ao qual temos que nos adaptar. Fazer a nossa parte, quase biodinâmica.”

É amiga, fazer bem feito requer dedicação, seriedade, suor e lágrimas! Para quem tiver interesse, recomendo acessar os dois links que publiquei acima no início deste post e fuçar nos rankings desde 2010 e ler o artigo completo do ranking que a Camila publicou. Bem chega de “broma” (rs) vamos ao que interessa:

Ranking 2018 Enoestilo - quem-e-quem-2018-mundo-do-vinho-1f

Um ótimo fim de semana, abra uma boa garrafa e desfrute-a em boa companhia. Deixe de lado a política, a greve, a eventual falta de combustíveis, faça um brinde à vida e curta o momento! Kanimambo por estes dez anos de carinho, compreensão e por estar aqui novamente hoje, Saúde!

Cheers Smile