Direto do Front – Luxury Wines no Encontro de Vinhos OFF

       Meus amigos, nesta semana volto com esta coluna relatando aquilo que de mais interessante, ou pelo menos do que mais me chamou a atenção, nos eventos de vinho nesta semana “pra” lá de especial! Do Gambero Rosso, falo mais adiante pois hoje quero compartilhar os acontecimentos de ontem no Encontro.

       Como sabem meu foco sempre foi em cima dos achados, daqueles vinhos de bom preço, porém não sou xiita e també me deixo levar pelos encantos do luxo e dos grandes vinhos, especialmente quando por trás de uma bonita embalagem vem conteúdo marcante e sedutor. São produtos que têm a capacidade de eternizar momentos, mas deixa eu falar primeiro da escolha dos TOP5 do Encontro. Já cheguei atrasado então tive correr para, ás cegas, fazer a prova de um emaranhado de vinhos e sabores nas “catacumbas” (rs) da linda Casa da Fazenda onde o evento se realizava.

DSC02163

e os escolhidos foram:

1º. Lugar: Antichello Amarone, 2008 , Ravin importadora / 2º. Lugar: Tinedo Cala n.2, 2009, Domno importadora / 3º. Lugar: Amarone Scriani, 2008, s/ importadora / 4º Lugar: Chilcas Cabernet Franc, 2010 , Max Brands e
5º Lugar: Amarone Tenuta Chiccheri, 2007, s/ importadora.

       Para mim, no entanto, o vinho que mais me seduziu na prova foi um Brunello de Montalcino 2004 muito elegante eDSC02167 fino que se destacou num emaranhado de potentes amarones. Foi o Tenuta Friggiali, um vinho que vale a pena ficar de olho. Na sequência, me encantaram o Marquês de Murrieta, um belo Rioja que é sempre um porto seguro de muita qualidade e o Secret Spot Douro 2007 um belo tinto que apesar do nome é genuinamente lusitano.

       Agora de volta ao tema deste post que fala de Luxo, neste caso fora e dentro da garrafa. Sim porque se o packaging é de primeira (quem não gostaria de ganhar um presente marcante desses?) os vinhos são um luxo só na qualidade. Um sul africano e um português, um já disponível por aqui e o outro, por enquanto, só em terras lusas, porém absolutamente marcantes e com preços condizentes.

Luxury Wines

      O Vilafonté é um incrivelmente complexo e saboroso blend de Malbec, merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que vem apresentado numa caixa vermelha com seis unidades individualmente embrulhadas. Preço condizente com a qualidade geral apresentada, vinho de guarda, e caixa com seis unidades sai por cerca de 1800 reais. Já o Secret Spot (de novo ele) Moscatel do Douro (Favaios) é para tomar de joelhos, um verdadeiro elixir dos deuses, néctar que por terras lusas custa nas lojas (garrafeiras) por volta dos 50 Euros e acho que, caso chegue por estas bandas, não deve sair por menos de uns 500 a 600 reais! Absolutamente sedutor e fico imaginando um jantar a dois acompanhado do Vilafonté no prato principal e fechando com o Secret Spot! Por outro lado, imagine receber de presente uma dessas gracinhas?!!

      Bem por hoje é só, mas amanhã tem mais pois hoje tem Expovinis e a busca pelo Santo Graal, um evento que em conjunto com alguns colegas blogueiros, vamos atrás do melhor vinho da Expovinis com preço de venda no mercado de no máximo, cinquentinha! Sim cinquenta reais, esse vai ser nosso objetivo e depois dia 26 vamos prová-los numa degustação ás cegas. Salute e kanimambo, amanhã tem mais.

Ps. clique nas imagens para aumentá-las.