Vinho da Semana

       Este é o primeiro Vinho da Semana que, tempo permitindo e havendo tomado algum caldo que realmente surpreenda e tenha as devidas atribuições para chegar neste patamar, pretendo publicar regularmente. Não vou ficar aqui escrevendo sobre tudo o que tomei, mas sim me atendo mais ao destaque que tenha passado em minha taça no período. 

       Começo falando de um vinho diferenciado, pois isso já parte de sua origem, um Syrah da Toscana, região italiana mais famosa por seus Sangiovese, em toda a s sua variáveis, e seus supertoscanos. Meu Vinho da Semana é o d’Alessandro Cortona Syrah 2006, um vinho mito prazeroso e incomum para a região.

Muito boa tipicidade da casta sobre a qual escrevi algo em Setembro de 2008, mostrando de cara uma cor muito bonita, ruby brilhante e um nariz bem convidativo com muita fruta do bosque e algo mentolado com notas florais.  Na boca, a confirmação da saborosa paleta olfativa, com a presença de fruta madura, um tripé – acidez/álcool/taninos muito equilibrado e equacionado, fino, corpo médio de boa textura, com um final de boca super saboroso, sedoso e especiado que chama a próxima taça. Do tipo de vinho que acaba rápido e confirma o objetivo de qualquer vinho que se preze, nos dar prazer! Custa por volta dos R$85,00 e é importado pela Mistral.

      Esqueci de fotografar a garrafa vazia, como me é peculiar, então fui pescar na rede. Salute, kanimambo e semana que vem, espero, tem mais!