Grande Desafio Merlots do Mundo

Fotos Pietro 006Realizado nas agradáveis instalações da Trattoria do Pietro, onde fomos muito bem recebidos pelo Juan, Armando, Roberto e equipe na última segunda-feira dia 23, tivemos algumas gratas surpresas e outras nem tanto. Foram 12 vinhos provados, tivemos um “no show”, todos de boa qualidade, mas verdade seja dita, a banca mostrou estar mais inclinada ao estilo novo mundo do que ao do velho o que pode ter influenciado o resultado final deste Desafio.

               Para começar nossas atividades e preparar o palato para uma maratona que nos esperava, iniciamos com a degustação de um espumante muito Casillero brutagradável e novo no mercado. É o Casillero Del Diablo Sparkling Brut Reserva, elaborado com 100% de uvas Chardonnay do Vale do Limari. Padrão Concha y Toro, que dificilmente erra a mão, e certamente uma grande adição à linha da Casillero Del Diablo. Muito mineral, fresco, vibrante, perlage abundante, fina e persistente, cítrico com um toque suave de leveduras, muito saboroso, bem feito e de boa persitência. Com um preço ao consumidor aproximado de R$73 a 75,00, surpreende por se tratar de um produto para o qual o Chile não tem mostrado muita aptidão até agora.

               Após a prova, tivemos o prazer de aproveitar o que tinha nos sobrado nas taças acompanhando uma massa e um chateaubriand ao molho madeira servido pela Trattoria. De ressaltar a leveza deste ravioli recheado de mussarela de búfala coberto por um saborosíssimo molho Pietro, uma especialidade da casa que recomendo. Para terminar esta introdução ao Desafio, os resultados e resenha dos vinhos apresento amanhã, não poderia deixar de agradecer ao Roberto que nos atendeu maravilhosamente bem junto com sua equipe e ao Pires do estacionamento do Open Center que, devido ao adiantado da hora e necessidade de fechamento do estacionamento, teve a gentileza de retirar todos os carros e estacioná-los na rua em local apropriado.

             Sempre há correções a serem feitas, estamos apenas no quarto Desafio, mas certamente foi mais uma agradável noite de descobertas e conhecimento. Presentes os degustadores costumeiros:  Emilio Santoro (Portal dos Vinhos) / Evandro Silva e Francisco Stredel (Confraria 2 Panas) / Zé Roberto Pedreira, Fábio Gimenes, e Jaerton Eduardo da Confraria de Embu / Alexandre Frias (Diário de Baco) / Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos), Denise Cavalcante (Assessora de Imprensa), Marcel Proença (Assemblage Vinhos) e eu.  Abaixo a fotos dos desafiantes perfilados após o embate. Amanhã veremos quem faturou o titulo de; Melhor Vinho / Melhor Relação Custo x Beneficio e melhor Compra.

Merlots do Mundo 009

Salute e Kanimambo