Embate de Syrahs na Enoteca Decanter

logo-enoteca-decanterO Desafio de Vinhos iniciado no mês passado com o Desafio Torrontés, desta vez será realizado na bonita Enoteca Decanter com um grande Desafio Decanter de Vinhos Syrah. Nesta próxima semana terei o privilégio de dar uma volta ao mundo conhecendo os diversos estilos de vinhos elaborados com a cepa Syrah em 6 países diferentes, acompanhado de nove amigos e leitores convidados a participar da banca avaliadora deste incrível desafio. Vejamos quem serão os concorrentes desta disputa:

  • Do norte do Rhône, um Crozes-Hermitage de Jean-Luc Colombo, o Les Fées Brunes com 90 pontos de Wine Spectator e 93 da Wine & Spirits, um clássico da região. Este produtor, por sinal, produz um dos melhores vinhos que já tomei e que fez parte de meus “Deuses do Olimpo 08”, o Cote-Rotie La Divine.
  • Da África do Sul, aonde esta cepa vem ganhando grande destaque, vem o Biography, vinho produzido pelo personagem Piet Dreyer em sua vinicola Raka aninhada na ultima cadeia de montanhas do continente africano. Um vinho que já ganhou status de “cult” na África do Sul onde é reconhecido como um verdadeiro clássico, entre os melhores 25 vinhos sul africanos da atualidade de acordo com John Platter um dos mais importantes críticos da região e autor do guia South African Wines.
  • Da Austrália, que fez fama em cima da Syrah como uva símbolo do país, temos dois participantes; Killerman´s Rush de Clare Valley, produzido pelo maestro (mesmo) Kevin Mitchell proprietário da Kilikanoon, ao qual Parker deu 92 pontos chamando-o de “super-sexy” e o Schild Shiraz de grande complexidade segundo a Wine Spectator que lhe deu 93 pontos.
  • Da Argentina, especificamente da região de San Juan, onde vem despontando como uva ícone da região, o Callia Magna Shiraz, vinho que vem se destacando na mídia internacional estando presente entre os top 10 do concurso Syrah du Monde tanto em 2007 como em 2008 e Parker lhe deu “meros” 94 pontos.

Para sentir como este vinho se dá em assemblage, escolhi dois vinhos de regiões bem diferentes entre si.

  • Do Chile o Estampa Gold Assemblage Syrah que ficou entre os TOP 5 assemblages tintos do Chile pelo Guia de Vinos de Chile 06, tendo recebido 4 estrelas da Revista Decanter entrando como um dos “TOP 10 Chilean Reds” em 2005.
  • Da Itália, mais precisamente de Palermo na Sicília, aonde a Syrah também vem crescendo em importância, o Fatasciá Aliré Syrah & Nero d’Avola.

Serão sete “competidores” de primeiro nível lutando pela atenção e preferência da banca de provadores na busca pelo titulo de vinho da noite, o grande ganhador do “Desafio Decanter de Vinhos Syrah”. As garrafas e seus rótulos estarão encobertos por papel aluminio e os membros da banca não os verão até ao final da degustação, já que esta se dará às cegas. Imperdível e somente viável pelo apoio da Decanter e Enoteca Decanter a este evento, a este blog e ao amigo leitor que terá todas informações sobre esta admirável noite de degustação, aqui mesmo em Falando de Vinhos.

Salute e kanimambo.