Merlot Terroir 2005 é Premiado na International Wine Challenge

Em uma semana de poucas noticias recebidas, vem-nos a grata informação da premiação e reconhecimento internacional que o Merlot Terroir 2005, produzido pelo Miolo Wine Group no Vale dos Vinhedos (RS) e um de nossos melhores vinhos da atualidade, teve na Inglaterra. Ganhador de outros prêmios de renome, desta feitamerlot-terroir-2005, foi classificado na categoria prata no International Wine Challenge 2008, concurso que acontece anualmente em Londres e seleciona os melhores vinhos de regiões produtoras de todo o mundo, sendo considerado o Oscar do mundo do vinho. As amostras enviadas para o International Wine Challenge são avaliadas por cerca de 400 especialistas. Com base nos resultados da competição, é elaborado o guia The World’s Best Wines. Os vinhos que se encaixam na categoria prata são aqueles que recebem notas de 90 a 94.

O Merlot Terroir é produzido somente em safras excepcionais com as melhores parcelas dos vinhedos merlot. O The World’s Best Wines o descreve como um vinho com cor de rubi, aroma de mirtilo e uma boa e profunda estrutura. Os exemplares de 2005, a última safra na qual eles foram produzidos, já estão esgotados. No inverno de 2009 será lançada a próxima edição do produto, o Merlot Terroir 2008.

Sempre que nossos vinhos conseguem se sobressair no complexo e difícil mercado internacional, especialmente em países de grande exigência de qualidade e eventos de grande renome, este blog estará aqui para divulgar e ajudar a reduzir, gradualmente, os preconceitos e resistências que ainda predominam sobre nossos vinhos. Não provei o 2005, que dizem realmente etupendo, mas em Novembro tomei o 2004 que descansava em minha adega já fazia um tempinho. Como disse, não conheci o 2005, mas o que tomei já mostrou muitas qualidades sendo um dos vinhos que recomendei quando das matérias sobre o vinho Brasileiro. Agora resta-nos esperar o 2008. Salute à Miolo por mais esta conquista.