Vinhos Italianos que Tomei e Recomendo – III

            Finalmente, quase final do mês e nem comecei os Boas Compras, chegamos nos vinhos diferenciados, vinhos de maior qualidade cheios de caráter e grande qualidade. Apesar dos bons vinhos tomados em faixas de preço mais baixas, é aqui que encontramos aqueles néctares que encantam. Há no tentanto, vinhos na faixa de R$50 a 80,00 que rivalizam com alguns desta lista de vinhos recomendados na faixa de R$80 a 120,00. Como sempre, marquei com asteriscos aqueles que se tornaram meus preferidos.

          Gosto muito dos vinhos do respeitado clã produtor Antinori, que elabora deliciosos e estupendos vinhos na região da Toscana assim como em outras partes da Itália e do mundo. Começando pelo Marchesi Antinori com seu Villa Antinori Toscana 04/05 IGT*, corte de Sangiovese com Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, muito macio, rico e equilibrado, corpo médio mostrando muita personalidade e o estupendo muito apetecível, muito elegante e extremamente saboroso Il Brusciato Bolgheri DOC 05*, corte de 60% de Cabernet Sauvignon com Merlot e Syrah mostra boa paleta aromática em que sobressaem as frutas vermelhas, algo de especiarias e salumeria. Na boca é muito agradável, mostra boa estrutura, fruta madura, taninos suaves e macios, acidez moderada, elegante e harmônico com um bom e longo final de boca, literalmente yummy! Ainda no clã, agora na Tenuta di Biserno de Piero e Ludovico Antinori, o Insoglio del Cinghiale I.G.T. 05*, um corte pouco convencional de Syrah, Cabernet Franc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, apresentando um ótimo nariz com boa e cativante intensidade aromática em que sobressaem frutas negras silvestres, é muito harmônico e balanceado na boca com um final bem especiado. Já pronto, mas mais um ano de garrafa deve favorecer muito este vinho que agrada sobremaneira, estando todos eles disponíveis na Expand.

           Do Produtor Rocca delle Macie, (Wine Premium) gostei de tudo o que provei. Este Ser Gioveto IGT 00, é um supertoscano que varia seu corte de cepas a cada ano, mantendo o estilo, dependendo das características de cada safra em que é produzido. Uma criança que somente agora, aos oito anos, dá seus primeiros passos rumo á maturidade., mostrando que ainda pode evoluir muito nos próximos três a quatro anos. Encorpado, denso,carnoso, mostrando enorme vigor e personalidade, potente porém elegante de boa textura tendo necessitado de cerca de uma hora de decanter para finalmente começar a mostrar todas as suas virtudes. Passando da Toscana para o Friulli, um surpreendente e muito bom Cabernet Sauvignon, Pradio Rok 04* (Wine Company). Para não deixar pedra sobre pedra, um senhor vinho, de muito boa estrutura, denso, complexo nos aromas com nuances herbáceas e na boca, boa acidez num conjunto de grande personalidade. Vinho para acompanhar uma carne bem condimentada, perna de carneiro ao forno, pronto já babei! Do Veneto, um Valpolicella diferenciado do produtor Allegrini, é o saboroso Palazzo della Torre 04 (Expand), elaborado com Corvina, Rondinella e um tico de Sangiovese. Cerca de 70% do lote é viníficado de imediato, enquanto o restante passa por um processo de secagem em esteiras ao estilo amarone para posterior mescla dos lotes. Uma inovação do produtor que perde assim a classificação de DOC, menos importante do que o nome Allegrini que lhe confere a importância e prestigio que merece. Um vinho suculento, diferente, com um nariz muito agradável em que aparecem frutas do bosque e algo de baunilha. Na boca sabores complexos em que sobressai alguma fruta passa, bem balanceado, taninos finos e sedosos num ótimo final de boca que chama a uma boa carne, talvez uma costelinha?

          Do Piemonte, um bom Barbera d’Alba de Pio Cesare, um dos principais produtores e negociantes esta importante região. O Fides é excepcional e muito mais caro, mas este Barbera d’Alba 04 (Decanter) é um bom exemplo desta cepa que produz vinhos muito saborosos. De nariz intenso e boca rica de sabores, denso mas com bastante elegância, taninos aveludados, é um vinho de corpo médio para encorpado com boa persistência. Também da Decanter, um Montepulciano d’Abruzzo em um patamar muito acima dos demais. Nicodemi Notári 04 DOCG*, as melhores uvas plantadas na melhor região, Colline Teramane. Complexo, encorpado, algo mineral, uma pena que só provei um golinho no Decanter Wine Sow, pois mostrou um enorme potencial de guarda o que nunca tinha visto num vinho desta zona. Tenho que rever, mas podem anotar no caderninho, um grande vinho.  

         Para finalizar, alguns vinhos da Sicília, sendo dois deles brancos. O Zagra IGT 05 (Vinea Store) é elaborado com 100% de Insolia, uma uva autóctone da região. Muito aromático com toques florais de flores do campo, fruta tropical madura (abacaxi?) com uma cor amarelo palha com laivos dourados, bonito e límpido. Na boca é cremoso com boa estrutura, algo mineral, crescendo muito quando acompanhado de comida. Harmonizou bem com um filet de St. Perre coberto com creme de espinafre e gratinado com parmesão. Final levemente amendoado e muito saboroso. Sant Agostino Bianco 06* (Wine Premium), um vinho estupendo elaborado com um corte 50/50 de Catarrato e Chardonnay. O Chardonnay passa uns 4 meses em barricas de carvalho francês o que lhe dá uma certa cremosidade. No nariz remete a algo de melão e e frutos secos, mostrando na boca uma boa estrutura, untuosidade e longo final de boca. Sua versão tinta Sant Agostino Rosso 05 (também Wine Premium), é elaborado com um corte de 50/50 Nero d’Avola com Syrah num estilo mais global, potente e de boa estrutura, intenso, carnoso e elegante. A Nero lhe traz maciez enquanto a Syrah lhe aufere maior concentração e as notas de especiarias que marcam o final de boca de boa persistência. Um dos vinhos que mais me encantou nesta viagem pelo complexo e intrigante mundo dos vinhos Italianos, foi certamente o Passo delle Mule 05* (Portal dos Vinhos) elaborado com 100% Nero D’Avola. Quanto mais eu me aventuro pelos vinhos Italianos, mais me surpreendo pela qualidade geral apresentada. Este vinho é uma dessas gratificantes surpresas com que tenho a oportunidade de me deparar de vez em quando. Muita fruta e toques balsâmicos, num vinho denso, cremoso e complexo, boa estrutura muito elegante e com enorme equilíbrio. Taninos maduros e aveludados, boa acidez com um longo final de boca. Absolutamente sedutor e encantador, daqueles vinhos para você tomar com calma, sorvendo e descobrindo todos os seus segredos

         Acima deste nível alguns vinhos muito especiais que já comentei aqui em outros posts no mês como Barolos e Vinhos de Reflexão. Existem outros porém, que ficam entre esses dois patamares, como o Edizione Cinque Autóctoni* (Portal dos Vinhos) Amarone Clássico Ca ‘del Pipa Cinque Stelle* (Decanter) Barbera d’Alba Fides*  de Pio Cesare (Decanter), Brunello di Montalcino DOC de Casanova di Néri (Expand) e Castello di Ama Chianti Clássico (Mistral). Pelo preço aqui, são ótimas dicas de vinhos para trazer de fora, mesmo não sendo baratos lá também.

         Na semana que vem finalizo a nossa passagem pela Itália com uma série de destaques que nossos parceiros listaram para nossa seção de Boas Compras. Nos vemos na semana que vem, aproveitem o fim de semana com sabedoria e bons vinhos. Salute e kanimambo.

 

Endereços e Telefones para contato, encontre na seção “ONDE COMPRAR”