França, Bordeaux e Languedoc, Vinhos que Tomei e Recomendo – Parte III

Ficou faltando a ultima faixa de preços que tradicionalmente listo nos vinhos que tomei e recomendo, de R$80 a 120,00. Na verdade, tenho andado tão satisfeito com os vinhos na faixa abaixo que pouco tenho explorado esta. Por um lado, pelo aspecto financeiro e a diversidade de outros rótulos disponíveis no mercado e, por outro, o fato de que não tenho tido a oportunidade de provar vinhos nesta faixa. Nas degustações de que tenho participado, os vinhos ou estão abaixo ou acima destes preços. Desta faixa, apenas cinco vinhos, sendo dois de Bordeaux e três de Languedoc-Roussillon, todos abaixo de R$100,00.
Do Languedoc: Chateaux de Lascaux 2003, (Expand) Coteaux du Languedoc, um corte com preponderância de Syrah, Grenache e algo de Mourvédre elaborado na sub-região de Pic. St. Loup. Vinho com 13.5º de teor alcoólico bem equacionado, encorpado, firme, boa acidez, na boca sabores de especiarias bem presentes com algo terroso e taninos firmes. O Granoupiac Coteaux du Languedoc Rouge* 2003, (Vinea Store) é um vinho encantador, corte de 50% Syrah, 12% Mourvédre e 8% de Carignan, e um dos meus favoritos na região. Corpo médio, harmônico, fresco, com uma certa mineralidade, taninos finos, macio e redondo com um saboroso final de boca e nuances herbáceas. Da sub-região de Corbiéres vem este saboroso Chateau Camplong Cuvée Grande Piéce 2005, (Portal dos Vinhos). Corte de Grenache, Carignan, Syrah e Mourvédre tem bastante tipicidade da região. No nariz aromas tostados, na linha de café, algo de caramelo. Jovem ainda, na boca taninos finos, equilibrado, após uma hora de decanter ainda se apresentou um pouco fechado e austero, demonstrando que mais um ano ou dois de garrafa lhe fará muito bem.
De Bordeaux: Chateau Plaisance 2002 (Expand). Um Bordeaux Superieur da AOC de Margaux com 12.5º de teor alcoólico. Boa paleta aromática com fruta madura, terroso e algo de salumeria que se confirmam na boca fresca. De boa estrutura, é um vinho carnoso, encorpado, escuro, taninos um pouco rústicos, persistente com um leve amargor no final que não chega a incomodar. Chateau du Taillan 2002 (Mr. Man) é um Cru Bourgeois, vinho do Haut-Medoc. Vinho pronto, redondo, leve e agradável com seus taninos sedosos e elegantes. Um Bordeaux de bom nível, fácil de agradar, mas um pouco curto, passando rápido pela boca.

Endereços e Telefones para contato, encontre na seção “ONDE COMPRAR”