França – Regiões & Uvas

                Falar dos vinhos da França, com toda a sua história, diversidade e importância em nossa vinosfera, é uma temeridade e um enorme desafio para mim, pois é uma região produtora da qual tenho menor conhecimento e litragem, tanto em função dos preços como por sua complexidade. Conversando com alguns enófilos, colunistas e jornalistas especializados mais experientes, ficou claro que poucos podem-se intitular grandes entendedores sobre os vinhos da França então, bem vindo a bordo e vamos aprender juntos. Quando virem alguns dos números mencionados, entenderão do porquê de tanta dificuldade em encontrar reais e profundos conhecedores deste importante produtor mundial. Para poder sintetizar estas informações, li muito e pesquisei  por mais de 30 dias, tendo chego às informações sintetizadas abaixo, que espero estejam à altura das expectativas.

                A França é referência mundial na produção de vinhos, rivalizando com a Itália como maior produtor e, em área de vinhas plantadas é o segundo maior, logo atrás da Espanha. É aqui, todavia, que se encontram os néctares mais cobiçados do mundo. Em Bordeaux, é onde a Merlot e a Cabernet Sauvignon exalam excelência, assim como fazem a Pinot Noir e Chardonnay na Borgonha, Syrah em Cotes du Rhône,  Chenin Blanc e Sauvignon Blanc no Vale do Loire, os  espumantes mais emblemáticos em Champagne e por aí afora. Em nenhum outro país existem tantas castas de excelência juntas e é daqui, que estas uvas se disseminaram pelo mundo.

                  A vinicultura existe na França à mais de 2000 anos, havendo dados históricos que remetem a 600 B.C, as primeiras plantações de vinhas. A partir de 1905, todavia, é que o governo começa a tomar um maior controle sobre a produção e regulamentação no país, tendo o processo se firmado em 1935 com a instituição do Institut National des Appellations d’Origine (INAO), que é quem fiscaliza e regulamenta a produção de vinhos na França. Seu consumo per capita está hoje ao redor de 60 litros anuais, uma enorme redução se comparado aos 150 litros da década de 50. A produção geral anual, alcança os estratosféricos 53 milhões de hectolitros (1 hctl= 100 ltrs) o que equivale a cerca de 7 bilhões de garrafas, das quais cerca de 1.2 milhões são de cognacs e similares. Isto significa dizer que a produção atingiu cerca de 5.8 bilhoes de garrafas na safra de 2005, de acordo com os dados estatísticos divulgados pela INAO, dos quais cerca de 38% de vinhos brancos e o restante de tintos e rosés. Enfim, números para ninguém botar defeito e que chegam a assustar! Coloquei os números em garrafas, em vez de hectolitros, porque acho que isto nos traz uma visão mais real e palpável do tamanho da encrenca. rsrsrs.

            Cada região produtora tem sua própria regulamentação e classificações diversas, o que transforma o ato de comprar e entender esse mundo, um verdadeiro calvário para nós consumidores. Para que se tenha uma idéia, são cerca de 110 mil vinhedos espalhados pelo país, com os terroirs mais diversos, nas mãos de de cerca de 69 mil produtores/negociants e cooperativas. Só em Bordeaux, uma das regiões, junto com Languedoc, que estaremos vendo mais a fundo neste mês, são mais de 7000 Chateaus e cerca de 13.000 vinhedos. Imaginemos que esses 7000 chateaus, para efeito de um cálculo estimado, comercializem apenas 6 rótulos cada, teremos cerca de 42.000 vinhos diferentes, somente em uma região! A tentativa, e desafio destas matérias durante o mês, de Junho e Julho, vai ser de decodificar esse emaranhado de dados e referências visando torná-los um pouco mais entendíveis, facilitando nossas compras. Tentarei evitar detalhes em demasia, mas para os que se interessarem em aprofundar seu conhecimento sobre esta região produtora, listarei ao final, uma bibliografia onde poderão ser encontradas informações adicionais.

  

                Antes de mostrar os números de produção por região, que acredito ajudarão a ter uma melhor percepção do que é a produção Francesa de vinhos, falemos um pouco sobre as quatro categorias básicas que regem os vinhos e vinhas deste complexo país vinícola. Isto está para mudar já que se busca modernizar o sistema dando maior liberdade aos vinicultores locais, assim como adequando a vinho francês às demandas do mercado internacional, essencial ás suas necessidades comerciais. Por enquanto, todavia, o que está no mercado segue os padrões existentes. Começando pelo mais básico:

  • Vin de Table, ou vinho de mesa – É o vinho básico produzido pelas comunas onde, mais ou menos, se faz o que quer. São vinhos simples até meio rústicos, representam cerca de 13% do vinho produzido e é, quase que totalmente, consumido localmente. Sequer região de origem é mencionada no rótulo. Se vir esses vinhos por aí, sugiro evitar já que existem melhores opções nacionais, Argentinos ou Chilenos pelo mesmo preço ou até abaixo.
  • Vin de Pays (VdP), ou vinho da terra – São vinhos regionais em que as regras de produção são bem mais lenientes do que nas AOC, especialmente no que se refere ás cepas de uvas que podem ser usadas. Existe uma maior liberdade e é aqui que os produtores deixam fluir sua criatividade e experimentação na busca de novos vinhos. Apesar de existir muito vinho de baixa qualidade, hoje já se encontram ótimos rótulos com esta denominação. Cerca de 25% da produção total.
  • VDQS, vinho delimitado de qualidade superior – Na teoria um degrau antes de um vinho ou região alcançar o nível AOC ficando situado entre esta e o Vin de Pays. Na prática, uma categoria em extinção com menos de 2% do total da produção. Para efeitos do estudo (tabela abaixo) que preparei, uni seus dados ao dos Vin de Pays.
  • AOC, apelação de origem controlada – é a categoria de maior rigidez de regras e fiscalização que controlam desde as uvas que podem, ou não, ser produzidas na região, procedimentos de controle do vinhedo, uvas que podem ser usadas na elaboração dos vinhos, porcentuais dos cortes, teores de álcool, etc. Daqui saem a grande maioria dos grandes vinhos e néctares, não da França, mas do mundo. São mais de 450 diferentes AOC espalhadas por todas as regiões produtoras, creio que algo como 476, respondendo por cerca de 43% da produção nacional. A denominação é estampada no rótulo e pode ser usada sozinha, ou em conjunto com o nome da região. Por exemplo; Apellation Bordeaux Controlée ou AOC Haut Medóc. Os números de AOC’s por região que fornecerei a seguir, são aproximados pois existe uma dificuldade imensa em conseguir esses dados, mesmo com consulta direto ao INAO, e os números variam bastante de fonte para fonte. Depois de muita pesquisa, creio que os dados apresentados estão muito próximos do real.
 

Principais Regiões

 

% do Total

França

Vinhos

Total Garrafas

Por Região

Em 2005

Produção

AOC

% AOC da Prod.

Produção

Vin de Pays

 

(VdP)

Produção

Vin de table

Loire

9

511

355

69

106

50

Bordeaux

15

864

800

93

64

Bourgogne

4

224

212

95

1

10

Beaujolais

3

148

142

96

2

4

Alsace

3

160

154

96

6

Champagne

7

398

340

85

58

Languedoc-Rousillon

29

1.627

277

17

1.105

245

Cõtes du Rhône

17

978

415

42

463

100

Provence

5

290

180

19

92

18

Sud-Ouest

3

157

130

83

14

13

Total

95%

5.357

3.005

56%*

1.783

568

AOC/Vin de Pays e Vin de Table – A quantidade aproximada de garrafas por categoria produzida por região, em milhões de garrafas

Dados da produção geral (incluso cognac e similares) – Aproximadamente 43% é AOC, 27% de Vin de Pays e VDQS, 13% de Vin de Table e 17% de Cognac/Armagnac e Calvados

* Porcentual referente tão somente aos dados constantes desta tabela, ou seja, dos cerca de 95 % dos vinhos produzidos, excetuando-se os Cognacs, Armagnacs e Calvados.

Falandodevinhos c/JFC – Junho/08

               Como já falei, neste mês de Junho abordarei temas referente a Bordeaux e Languedoc-Roussillon, quando veremos um pouco mais de cada região nos posts que publicarei durante os próximos 15 dias; indicarei os vinhos que provei e aprovei em Tomei e Recomendo França,  trarei os destaques de nossos parceiros em Boas Compras, bastante informação sobre a França com detalhes sobre estas duas regiões vinícolas, características e uvas.  Para finalizar o post de hoje, eis aqui uma lista das principais uvas usadas nas diversas regiões:

Principais Regiões

AOC’s por Região

Principais Uvas Tintas

Principais Uvas Brancas

% vinhos brancos

Loire

 

55

Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Grolleau

Chenin Blanc e Sauvignon Blanc.

54

Bordeaux

 

57

Caberbet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec

Sauvignon Blanc e Semillon.

12

Bourgogne

102

Pinot Noir e Gamay

Chardonnay e Aligoté

63

Beaujolais

14

Gamay e Pinot Noir

Chardonnay

2

Alsace

 

4

Pinot Noir

Riesling, Sylvaner, Pinot Blanc, Pinot Gris e Gewurtzraminer

94

Champagne

3

Pinot Noir e Pinot Meunier

Chardonnay

99

Languedoc-Rousillon

 

25

 

Carignan, Grenache, Syrah, Mourvèdre, Merlot, Cinsaut e Cabernet Sauvignon

Ugni Blanc, Muscat Blanc, Chenin Blanc, Maccabéo, Mauzac e Chardonnay.

13

Sud-Ouest

 

28

Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Tannat

Ugni blanc, Sauvignon Blanc, Semillon, Muscat.

9

Provence

 

 

12

 

Cabernet Sauvignon, Carignan, Cinsaut, Grenache, Syrah

Bourboulenc, Clairette, Grenache Blanc, Marsanne, Vignier, Chardonnay, Sauvignon blanc, e Ugni blanc

5

Cotes du Rhône

 

 

 

 

Falando de Vinhos c/JFC

 

 

28

 

 

 

 

 

 

Junho/08 

Grenache, Syrah e Mourvèdre, Carignan, Cinsaut. 

Viognier, Roussanne, Marsanne, Clairette, Bourboulenc e Grenache Blanc, Ugni Blanc.

34

Salute e, se alguém quiser agregar algo ou compartilhar mais conhecimento da região, por favor não hesite em comentar. Ganhamos todos com isso. Quem sabe começamos a comprar menos gato por lebre! Kanimambo e um abraço.

Mapa da França gentilmente cedido pelo site Academia do Vinho.