Essência do Vinho 2008- O melhor do Vinho e Gastronomia em Portugal

               O Essência do vinho – Porto 2008 oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar e saborear vinhos de todo o mundo num ambiente divertido e interativo. Serão mais de 300 produtores nacionais e estrangeiros presentes e cerca de 2500 vinhos em prova. O maior evento do mundo enogastronômico Português!

               Há literalmente milhares de vinhos para provar, para além de uma multiplicidade de atrações, onde os visitantes podem participar, aprendendo de forma ativa, seja um iniciado ou seja um “connaisseur”. A atmosfera informal, amigável e relaxada permite-lhe colocar qualquer questão relacionada com vinho a alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais!

               É o local perfeito para desmistificar o maravilhoso mundo do vinho. Será agora, do dia 6 a 9 de Março no Palácio da Bolsa, na lindíssima cidade do Porto, mas se estendendo por toda a cidade que vive e respira o evento de forma intensa. Quatro dias de estripulias e luxuria enogastronomica, mais uma semana viajando pela região do Douro e outros pontos de gande interesse turistico em Portugal. Certamente 10 dias maravilhosos para quem tenha o previlégio de ter a disponibilidade financeira e de tempo, para uma viagem certamente inesquecível! Já está no meu “Wish List” para 2009, vamos ver se dá?! Quem sabe abro uma conta no banco para receber doações? rsrsrs

               Pelo que vi no programa, é um evento muito extenso e interessante, com provas de produtos extraordinários. Deixe-se guiar pelos maiores especialistas numa experiência única onde terá a oportunidade de provar vinhos exclusivos numa verdadeira aula e de tornar-se um conhecedor exigente.

6 Março | Salão Árabe | 18h00

 

COLHEITAS INESQUECIVEIS
BARROS | BURMESTER | CÁLEM | KOPKE

Pedro Sá (Enólogo Sogevinus)

Kopke Colheita 1935 Branco
Barros Colheita 1935
Burmester Colheita 1937
Kopke Colheita 1941
Burmester Colheita 1944
Cálem Colheita 1957
Cálem Colheita 1961

7 Março | Sala do Tribunal | 19h30

PORTO FERREIRA
O MELHOR DOS SÉCULOS XIX E XX

Luis Sottomayor (Enólogo Ferreira)

Ferreira 1863
Ferreira 1917
Ferreira 1947
Ferreira 1966
Ferreira 1978
Ferreira 1994

Achou pouco? Tem mais. Junto com o Essência do Vinho tem o Essência Gourmet que é um complemento fundamental, sem um não existe o outro. Aliás, bem que a Expovinis podia adotar este formato eliminando Cachaças e Epicure!

ESSÊNCIA DO GOURMET

Mais de 20 Chefes convidados

               No mundo dos vinhos, que é vasto e oferece múltiplas escolhas, não existem verdades absolutas nem regras rígidas e qualquer combinação que seja do seu agrado será, no limiar do prazer de cada um, a combinação ideal e desejada. A verdade é que existem formas de potenciar um vinho através da gastronomia e de enaltecer os sabores pela companhia do vinho apropriado.

              O Essência do Gourmet irá dar-lhe todas as orientações pela mão dos melhores chefes, nacionais e estrangeiros, para que possa experimentar e desfrutar das imensas sensações que um bom vinho proporciona.Essência do Gourmet será novamente uma das principais atrações da edição de 2008 do Essência do Vinho. Durante 4 dias, o Porto será o centro gastronómico do país

Arena Gourmet e Mercado Gourmet

O vinho está ligado aos prazeres da vida e um verdadeiro “gourmet” sabe apreciar o que a vida tem de melhor. Na zona central do Mercado Ferreira Borges, no Arena Gourmet, produtos de qualidade preparados ao vivo por chefes. No Mercado Gourmet também presentes os melhores cafés, chocolates, “patés”, azeites, vinagres, queijos, compotas, etc.,

Harmonizações no Gourmet Gallery

Porque a comida e o vinho são inseparáveis. Descubra com famosos chefes de cozinha os contrastes que intensificam os sabores ou quais as melhores combinações para uma degustação perfeita. Venha ampliar a sua experiência sensorial na sala Gourmet Gallery criada especialmente para esta ação.

A BLUE WINE ,  será a revista oficial deste grande acontecimento, estando prevista a divulgação das atividades paralelas, dos produtores, enólogos e chefes presentes. À semelhança do ano anterior, será organizada a prova TOP 10 DE VINHOS PORTUGUESES, composta por um júri internacional de jornalistas/críticos da especialidade.

Para quem pode, ainda dá tempo. Veja o programa completo aqui