Nederburg Noble Late Harvest – Amazing Grace!

Depois que participei daquele evento promovido pela Wines of Argentina harmonizando vinhos e música, fiquei mais ligado nesse lance e ontem, ao tomar este vinho de agradecer de joelhos, me veio essa canção à mente que, tal qual o vinho, não me sai da cabeça!! Já faz um bom tempo que esta garrafa estava aqui em casa, porém só ontem a oportunidade apareceu para tomá-la e que grande vinho de sobremesa!

Adoro ser surpreendido desta forma e me empolgo quando acontece nessa intensidade. Não é aquele energético não, Nederburg Noble Late harvestmas que me deu asas, deu! rs Aromáticamente envolvente, de grande intensidade e absolutamente sedutor, daqueles que você não sabe se funga ou se bebe! A presença de aromas de casca de laranja confeitada é bem marcante, mel de laranjeira já mostrando um lado cítrico bem marcante e notas de damasco em passa. Chenin Blanc (73%) responsável pela ótima acidez, Muscat de Frontignan (26%) a doçura e inebriantes aromas (?) e 1% de Semillon para aquele toque especial, esse blend explode na boca com redobrada intensidade e nos faz cair de joelhos em preces de agradecimento ou ataques egoístas querendo tomar conta da garrafa! rs Muiiiito bom!!!

Um vinho perfeitamente harmônico em que a Botrytis* (Podridão Nobre, daí o nome do vinho) se faz sentir de forma elegante, extremamente equilibrado ( uma acidez de quase 10 grs/l que se contrapõe muito bem às 200 grs/l de açúcar residual) e um leve toque de baunilha no retrogosto mesmo não havendo maturado em madeira. Na minha infância na África do Sul eu adorava Peach Rolls (pêssego desidratado e prensado depois enrolado em rolinhos, um certo toque azedinho doce) e me senti transportado a essa época.

Aí, inebriado que estava de tanto prazer, entrei na net para pesquisar um vídeo com a canção “Amazing Grace” e me deparei com esta linda gravação do grupo  “Celtic Woman” que vale muito ver, espero que curtam. A gravação é longa, cerca de cinco minutos de puro deleite, mas garanto que acaba antes de você terminar sua garrafa de Nederburg Noble Late Harvest, um vinho que me seduziu e é para ser curtido sem pressa. Recomendo, ainda mais pelo preço na casa dos R$80 a 85,00. O principal crítico de vinhos sul africanos, John Platter, lhe deu cinco estrelas e tendo a concordar com ele. Salute, kanimambo e seguimos nos encontrando por aqui. Uma ótima e doce semana para todos se possível harmonizado com um pedaço de Bleu d’Auvergne, Gorgonzola ou Stilton!

Amazing Grace Na Versão Celta com Gaita de Foles – “Celtic Woman”

Aumente o som!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HsCp5LG_zNE]

* Botrytis -De forma simplista, é um fungo que dá na uva gerando perfurações que “esvaziam” o suco da uva fazendo com que ela se desidrate e concentre açucares. Para quem quiser saber mais a fundo o que é e como ele influencia os vinhos, siga esse link para a ótima matéria escrita pelo respeitado José Luiz Alvim Borges da ABS >  http://www.artwine.com.br/edicoes/wine-style-6-botrytis-cinerea-um-fungo-de-multiplas-facetas.pdf