“O Vinho Fala”

      O Vinho fala, exala cultura e história, nos dá prazer! Hoje a maior parte dos leitores, pelo menos os residentes aqui nesta complexa Terras Brasilis, volta ao trabalho depois de um feriado para lá de longo e, esperamos, a partir de dia 27, ANO NOVO!! Enquanto o ano no Brasil não começa, me delicio com os posts do Ricardo e da Inês que montam um relato incrível desse fantástico Gran Tour por Portugal Enogastrocultural. Inveja, saudável diga-se de passagem, por não poder estar a bordo, mas feliz por ver que uma de minhas criações, posteriormente azeitada pela Inês e o João Falcão e finalizada a seis mãos, está confirmando o que dela se esperava e, aparentemente, superando expectativas. Acompanhem esta viagem acessando os links (post anterior a este) para os blogs deles e abra seu coração, olhos e ouvidos para escutar e sentir os segredos da enogastronomia portuguesa, sua cultura e simpatia do povo.

    Fuçando nos posts da Inês, vi este poema que ela publicou sob o título “Vinho Mágico” e que tomo a liberdade de repicar aqui. Lindo!

“O vinho fala. Toda a gente sabe disso.
Ventriloquiza.
Tem um milhão de vozes.
Solta a língua, arranca-nos segredos que nunca tencionávamos contar, segredos que nem conhecíamos.
Cada garrafa, um sopro de outros tempos, outros lugares.
A transformação de matéria simples no ingrediente dos sonhos.
A alquimia do leigo.”

“Vinho Mágico”, de Joanne Harris

Salute, kanimambo e curtam essa viagem virtual, está demais!!!! quem sabe nas próximas (Maio /  Outubro e Carnaval do ano que vem) você não possa estar junto?!